Vai viajar? Conheça 8 erros a evitar com a sua bagagem

Bagagem perdida, danificada, malas em excesso, peso a mais ou menos, estas são algumas das situações que pode evitar facilmente na sua próxima viagem. Saiba como.
Publicado a

Viajar pode ser stressante, particularmente no planeamento da bagagem. Malas perdidas, bens danificados, excesso de peso, levar ítens a mais ou a menos, são vários os problemas que podem ocorrer na altura de arrumar e transportar malas.

Para garantir viagens mais tranquilas e sem complicações, aqui ficam oito erros a evitar e formas alternativas de os resolver, de acordo com a Travel+Leisure.

Haverá algo pior do que ir de viagem e perder a bagagem? É frequente que as companhias aéreas distribuam etiquetas, geralmente feitas de papel, para que os passageiros possam identificar as suas malas. No caso da sua bagagem ficar perdida, uma etiqueta escrita à mão não vai ajudar a localizar os seus pertences.

Em vez disso, porque não utilizar "etiquetas" eletrónicas? Dispositivos como as Apple Airtag, por exemplo, podem ser colocados na mala, permitindo localizá-la imediatamente em caso de se extraviar.

Sapatos e casacos são, geralmente, os culpados por ter malas muito volumosas. Se precisa de apanhar um voo e quer evitar sentar-se na mala para que esta feche, poupe espaço e use os sapatos ou casacos mais volumosos durante a viagem.

Ainda assim, se conseguir evitar, procure escolher peças de roupa ou calçado que sejam mais leves e pequenos para que não ocupem tanto espaço.

Na hora de viajar de avião nem roupa a mais, nem a menos. Ainda que ache que vai sentir calor, leve consigo uma camisola leve, mas que seja quente o suficiente se precisar de uma camada extra durante o voo. Para economizar espaço, pode colocar uma camisola enrolada dentro da bagagem de mão.

O que fazer em vez disso: Leve uma camisola leve que o mantenha quente

Não é possível ter tudo à mão quando viaja, mas os itens essenciais, aqueles de que pode mesmo vir a precisar durante um voo, não devem ser guardados na mala de porão. Utilizar pequenos sacos transparentes para armazenar bens importantes na bagagem de mão, pode ser uma solução.

Coisas como medicamentos, tampões para os ouvidos ou estojos para lentes de contacto são o tipo objetos que deve colocar na bagagem de mão. Idealmente, e para definir prioridades, procure fazer uma lista antes de começar a fazer as malas e separe os bens essenciais, que devem estar junto a si, de outros que tenha a certeza que não vai precisar.

A bagagem de mão é essencial numa viagem, especialmente de avião, mas deve ser prática, principalmente quando falamos de companhias aéreas low-cost, que o penalizarão com taxas de bagagem se ultrapassar o peso e medidas definidas.

Sempre que for viajar, verifique primeiro até que dimensões pode chegar a bagagem de mão, mas idealmente procure ter uma mala de mão que caiba junto da bagagem maior.

Nem sempre é fácil cumprir com os limites de peso da bagagem, ainda que saiba quantos quilos pode levar consigo. A melhor forma de saber exatamente que peso está a empacotar na altura de fazer a mala, é apostar numa balança portátil para pesar bagagem.

Estas ferramentas são fáceis de encontrar na internet e tornam todo o processo de fazer malas mais prático, evitando eventuais problemas no aeroporto na altura de despachar os seus pertences.

As malas têm vários tamanhos, feitios e materiais diferentes e nem sempre são um bem muito acessível de adquirir. Ainda assim, é preferível investir numa mala mais resistente e com melhor qualidade, para evitar que durante um voo a sua bagagem possa ficar danificada.

Apostar em malas mais robustas, como de plástico rijo em vez de tecido, pode fazer toda a diferença e evitar situações como fechos rebentados ou pertences partidos entre deslocações. Além disso, as malas de plástico têm tendência a ser mais leves e mais resistentes a danos causados por líquidos entornados, por exemplo.

Depois de uma viagem é natural que queira trazer recordações do seu local de destino, mas por vezes as malas já vão cheias na hora de partir e, no regresso, há sempre objetos extra a acrescentar.

Para prevenir, o ideal é levar sempre uma mala extra, mais pequena, ou um saco dobrável que possa colocar dentro da sua bagagem. Assim, se voltar com mais do que o que foi, pode facilmente utilizar esse saco extra como bagagem de mão, sem preocupações com malas excessivamente cheias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt