Vai viajar para a Ásia? Cuidado com a epidemia de dengue

Publicado a

Vários países do sudeste asiático estão a ser fortemente fustigados com uma epidemia de febre dengue, uma doença tropical transmitida pela picada de mosquito.

O início precoce da época de chuvas levou ao nascimento de mosquitos em abril, meses antes do que é esperado, contribuindo assim para a epidemia, segundo o Wall Street Journal. Outra das razões é o aumento das temperaturas médias causadas pelo aquecimento global que levou ao acasalamento precoce dos mosquitos.

Até ao momento, o país mais afetado é as Filipinas com 306 mortes até ao momento, mesmo assim um valor inferior registado em período homólogo com 499 óbitos. A queda na taxa de mortalidade deve-se às campanhas de sensibilização e à desinfestação dos mosquitos.

O aumento da imunidade por parte dos cidadãos destes países está a levar à mutação do vírus do dengue, tornando-se mais forte. As viagens entre países deverão também levar ao aumento da epidemia, com o vírus a ser transportado pelos viajantes.

A Tailândia é o país que se segue com 94 mortes nos primeiros sete meses do ano, três vezes mais do que em 2012. No Laos, morreram 76 pessoas, um número muito mais dramático do que as três mortes do ano anterior.

A Indonésia também está a sofrer muito com o dengue, com a epidemia a rondar as duas centenas de mortes até ao final de março.

Além dos custos humanos, a epidemia de dengue também tem custos financeiros. Segundo dados do Schneider Institutes for Health Policy at Brandeis University nos Estados Unidos, o dengue tem custos anuais na ordem dos 750 milhões de euros no sudoeste asiático, sendo a Indonésia e a Tailândia os países que pagam a fatura mais elevada.

Atualmente não existe nenhuma vacina para prevenir a febre de dengue, com o tratamento a limitar-se ao uso de soro para substituir o líquido que as vítimas perdem quando sofrem de febres elevadas que podem alcançar os 41 graus centígrados. Sem o tratamento adequado, as vítimas podem vir a sofrer de hemorragias e entrarem em choque.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt