WinePT é o novo investimento da C2 Capital Partners

A capital de risco pretende ajudar a transformar uma das primeiras lojas online de vinhos em Portugal numa das "principais plataformas no mercado"
Publicado a

A WinePT, uma das primeiras lojas online de vinho nascidas em Portugal, é a mais recente aposta da C2 Capital Partners, que anunciou ter concluído uma operação de investimento na empresa, através do Fundo C2 Growth III. O montante do investimento não é avançado, mas o Dinheiro Vivo sabe que a capital de risco fica com uma participação inicial de 33% no capital da plataforma de e-commerce de vinhos e com a possibilidade de fazer reforços futuros.

Este não é o primeiro investimento da C2 Capital Partners no sector do vinho, já que a empresa de Gonçalo Gil Mata, Nuno Gaioso Ribeiro, André Oliveira e Pedro Figueiredo conta com participações na Destilatum e na Casca Wines. Com um portefólio alargado no segmento do turismo e ventos, da indústria, do retalho e serviços e da saúde, a C2 Capital Partners tem posições no Hospital da Luz, na Monchique Resort & Spa, no Santiago Hotel, na Balflex e na Chilli Beans, entre outras. Desinvestiu, entretanto, com "resultados estratégicos e financeiros muito interessantes, em projetos como a Água Castello, o Hotel do Carmo ou o Hotel Pessoa.

Em comunicado, André Oliveira, sócio da C2 Capital Partners, justifica a decisão de investir na WinePT “com a tendência crescente do mercado de e-commerce”, referindo que o investimento efetuado pela capital de risco "permitirá fortalecer os sistemas tecnológicos e de logística, reforçar a comunicação e o marketing, assim como alargar a gama de produtos oferecidos". O plano de negócios já definido tem como principal objetivo "tornar a WinePT, uma das principais plataformas no mercado de venda de bebidas online".

Recorde-se que a C2 Capital Partners resulta de um processo recente de rebranding da ex-Capital Criativo. Em maio, a sociedade de capital de risco apostou numa nova marca e numa nova imagem para "sinalizar uma década de intensa atividade" e, simultaneamente, assinalar o início de uma nova etapa, "mais focada na diversificação de investidores, incluindo a captação de investidores institucionais internacionais, para continuar a investir em empresas portuguesas, como a WinePT".

Fundada em 2009, em plena crise financeira, a companhia "consolidou uma posição de referência no mercado nacional de private equity enquanto sociedade gestora privada e independente". Tem hoje 430 milhões de euros sob gestão e participações no capital de 26 empresas (após este último investimento) e 15 ativos dos mais diversos sectores de atividade. E uma equipa de equipa de 15 colaboradores e que têm, atualmente, seis fundos sob gestão, designadamente o C2 Growth I, Revitalizar Sul, C2 Growth III ou o C2 R&D Growth IV.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt