Em 2019, a publicidade digital ultrapassou pela primeira vez mais de 50% do investimento global em publicidade e, segundo a Statista, o seu peso no ad spend global deve chegar aos 73% em 2027..À medida que o consumidor compra mais online, a alteração de consumer behaviour muda a forma como as marcas promovem seus produtos. Apesar das marcas se terem habituado a ferramentas adtech para aumentar a precisão da segmentação em contexto genérico de navegação em redes sociais ou pesquisa no Google, cada vez mais se devem virar para o retail media como canal privilegiado de contacto com o consumidor em contexto específico de planeamento e compra..Retail Media: O Que É? O retail media pode ser visto como a abertura dos canais digitais de um retalhista às marcas, para a oportunidade de fazerem publicidade à sua audiência em contexto de compra. Essencialmente, é uma forma de promoção no inventário de media de um retalhista, em que os anunciantes pagam - à plataforma ou marketplace - para exibir a sua mensagem e produtos num momento mais próximo do ponto de venda. Como o consumidor já se encontra mais fundo no funil de marketing - por estar em fase de preparação ou busca ativa de produtos - é mais provável que converta..Por dar acesso às marcas a uma fase crítica da customer journey do consumidor e a um espaço fora do seu alcance habitual, o tema retail media não só relembra a importância do contextual marketing, como corre o risco de ser o canal publicitário mais influente..A Oportunidade Do Retail Media Na Europa, em 2021 o Carrefour anunciou a criação da sua plataforma de data e retail media e acaba de anunciar a criação de uma joint venture com a Publicis a ser lançada no início de 2023, na Europa e na América Latina. Já em 2021, a BCG previa que o mercado de retail media deveria crescer 25% ao ano para $100B ($100 mill milhões) nos próximos cinco anos e que seria responsável por mais de 25% do total de ad spend digital em 2026..Como o sucesso desta nova oportunidade e novo canal de marketing está a levar outras indústrias (como as viagens ou automóvel) a aumentar o seu investimento publicitário neste espaço, a oportunidade do retail media para indústrias fora do retalho (não endémicas), poderia acrescentar ainda mais $10B, aos $100B previstos para retail media nos EUA nos próximos 5 anos. Os retalhistas são os primeiros beneficiários desta aceleração que decorrerá não só pela realocação de budgets a canais, como também pelo aproveitamento da sua riqueza de dados primários para otimizar o seu inventário de media, e criar novas oportunidades de reforço dos seus programas de lealdade..Por outro lado, as marcas valorizam as oportunidades únicas que o retail media oferece, incorporando cada vez mais este novo canal de publicidade no seu marketing mix, reforçando a sua relação com os retalhistas para além dos investimentos tradicionais em trade marketing. Neste canal, as marcas podem não só ter mais retorno do seu investimento publicitário dada a proximidade da decisão de compra e portanto maior probabilidade de influência, como também ter insights novos e mais granulares do mercado que resultem em novas iniciativas de impacto..Finalmente os consumidores também sairão beneficiados em receber conteúdo e ofertas mais relevantes, em momentos mais oportunos, resultando na generalidade num aumento da customer experience (CX)..Por ser uma inovação win-win-win para os players críticos do mercado-consumidores, retalhistas e marcas - deve tornar-se parte integrante e estruturante da cadeia de valor da indústria. A oportunidade do retail media demonstra não só uma tremenda oportunidade económica para retalhistas e anunciantes, como para o ecossistema startup que entenda o impacto do retail media, jogue pelas regras da nova economia e queira ser uma marca relevante para o consumidor..É esta a missão da Clevemeals, uma startup foodtech que está ao lado do consumidor para o ajudar a descobrir, comprar e poupar. Como o fazemos? Unindo consumidores, marcas e retalhistas numa plataforma que usa inteligência artificial para criar uma custom journey mais saudável, desde a brand awareness até ao carrinho de compras..Nuno Brilha, CEO da Clevermeals, foodtech que une a alimentação à tecnologia