Airbnb e PSP unem-se para manter consumidores seguros online e combater burlas

Com as viagens de verão a representar uma oportunidade para os burlões, a plataforma de alojamento Airbnb e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançaram uma campanha para combater as burlas <em>online</em>. Não clicar em <em>links </em>duvidosos e evitar ofertas pouco realistas são recomendações deixadas pelas duas entidades aos consumidores.
Publicado a

A Airbnb anunciou, esta terça-feira, que estabeleceu uma parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para aumentar a sensibilização para as burlas e manter as pessoas seguras online no momento de reservar as suas férias. A iniciativa surge na sequência de estudos realizados pela plataforma de alojamento terem apontado as tentativas de burla relacionadas com as férias, o roubo de dados de cartões de crédito e phishing como as fraudes mais comuns.

"O regresso do apetite pelas viagens pode ser visto como uma oportunidade para os burlões, especialmente nos destinos mais procurados pelos portugueses", destaca a Airbnb, na nota enviada às redações, dizendo ainda que "a suscetibilidade às burlas" varia de geração para geração. Segundo os resultados da investigação, os baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) são os que têm maior probabilidade de incorrer numa situação destas.

Por este motivo, a PSP alerta para "websites aparentemente genuínos e a ofertas demasiado boas para serem verdadeiras", explicando que os criminosos fazem uso de vários métodos para enganar as pessoas e fazer com que estas entreguem o seu dinheiro e informação. "Aconselhamos os viajantes a serem mais diligentes ao fazerem a reserva das suas férias de verão", observa a força de segurança.

Em caso de acreditar ter sido "vítima de uma burla, não deve hesitar em denunciá-lo numa esquadra da PSP", prossegue. No momento de fazer a queixa, a recomendação é incluir no relatório "quaisquer informações que possam facilitar a investigação", podem ser elas "recibos de pagamento, capturas de ecrã do anúncio ou quaisquer dados de contacto da pessoa que possa estar a tentar levar a cabo a burla".

Para Mónica Casañas, diretora-geral da Airbnb marketing services, "com o progresso da tecnologia, os burlões estão a tornar-se mais sofisticados e qualquer pessoa online pode estar em risco. Embora a Airbnb recorra a defesas sofisticadas para manter afastadas pessoas mal intencionadas e proteja a sua comunidade com programas gratuitos como o AirCover, é possível ser apanhado por burlões online. É por isso que o nosso trabalho com a PSP para equipar as pessoas com as ferramentas necessárias para se manterem seguras no momento de fazer uma reserva é tão importante".

Numa ação conjunta, a Polícia de Segurança Pública e a Airbnb elaboraram uma lista de conselhos para ajudar os consumidores a ficarem em segurança.

1. Não clique em links recebidos por email ou sms que não lhe transmitem confiança. Podem conter ligações para websites falsos que imitam o design da Airbnb numa tentativa de roubar informação pessoal ou infetar dispositivos. Utilize a aplicação Airbnb ou entre diretamente na página oficial antes de pesquisar ou reservar uma estadia. Descubra como detetar se um email ou website pertencem realmente à Airbnb.

2. Evite as ofertas pouco realistas. Os burlões podem aliciar com ofertas "demasiado boas para serem verdadeiras", que por vezes parecem urgentes. Não se sinta pressionado a pagar por algo que não lhe parece correto, é melhor terminar imediatamente a comunicação.

3. Tenha atenção ao fazer a reserva. Se encontrou um anúncio online que mostra poucas fotos e de má qualidade, ou tiver uma descrição mal escrita, com erros ortográficos, pode não ser genuíno. Não se precipite: use uma plataforma de confiança como a Airbnb para efetuar a sua reserva e leia detalhadamente os perfis dos anúncios e dos anfitriões, incluindo as críticas e classificações deixadas por outros hóspedes. Pode contactar o anfitrião com quaisquer perguntas antes de reservar, utilizando a ferramenta de mensagens seguras da Airbnb.

4. Comunique, reserve e pague somente na Airbnb. Os burlões podem pedir-lhe um depósito ou transferência bancária, ou fornecer uma fatura em PDF ou em papel, o que o expõe a um maior risco de fraude. Sempre que comunicar, reservar e pagar através da Airbnb, estará protegido pelos processos seguros, políticas de reembolso e assistência da empresa, assim como por outras garantias. Os termos de serviço da Airbnb proíbem os utilizadores de fazer ou aceitar pagamentos por reservas fora da plataforma. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma ou para os contactar diretamente através de telemóvel ou email para prosseguir com a reserva, deve informar imediatamente a Airbnb.

5. Mantenha a sua conta segura. Os burlões são bem-sucedidos porque apanham os utilizadores quando menos esperam, e uma palavra-passe comprometida pode permitir a um burlão o acesso a várias contas online. Tomar precauções simples, tais como ter uma palavra-passe segura, utilizar detalhes de login únicos em diferentes contas e manter os seus dispositivos atualizados, poderá ajudá-lo a manter-se protegido de burlões.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt