Airbnb lança projeto piloto para acabar com o ruído no Alojamento Local em Lisboa

Através de sensores de volume, os anfitriões são avisados caso exista um nível anormal de ruído nas suas propriedades, podendo intervir diretamente junto do hóspede e evitar chatices com os vizinhos.
Publicado a

É uma das dores de cabeça dos vizinhos que moram em prédios com Alojamento Local (AL). O ruído dos hóspedes e o barulho durante a noite podem afetar a qualidade de vida de quem vive nestes edifícios partilhados com turistas. Foi por isso mesmo que a AIrbnb lançou em Lisboa um programa piloto em parceria com a Roomonitor que visa promover o turismo responsável através da distribuição de detetores de ruído aos anfitriões. Segundo a plataforma de alojamento local (AL), a iniciativa resolveu todos os problemas de ruído e facilitou uma mediação chave com os hóspedes durante o período da experiência.

"Para os anfitriões que tiveram problemas de ruído no seu alojamento, os sensores permitiram uma intervenção rápida, com mais de 90% dos eventos de ruído a serem resolvidos em 30 minutos a partir do primeiro alerta. Além disso, 90% dos alertas de ruído foram resolvidos através do simples contacto com os hóspedes, o que demonstra que manter os anfitriões e os hóspedes informados ajudou a evitar incidentes de ruído. Os outros eventos de ruído foram todos resolvidos após a segunda notificação, o que significa que a Roomonitor resolveu 100% dos eventos de ruído", detalha a Airbnb em comunicado.

Estes sensores de ruído, que foram instalados gratuitamente em 100 casas da capital, visam ajudar os anfitriões a detetar e prevenir problemas antes de estes começarem. A plataforma garante que o sistema respeita a privacidade dos hóspedes, uma vez que os dispositivos "só sinalizam se os decibéis excederem um determinado nível, e não gravam ou transmitem sons ou conversas"A Airbnb obriga também a que os anfitriões revelem a presença destes dispositivos na sua página de anúncio antes da reserva, e proíbe estritamente os dispositivos em espaços como quartos e outras áreas para dormir.

."Construímos um serviço que garante segurança, paz de espírito e assegura uma boa noite de sono tanto para a vizinhança como para os anfitriões. Depois das 22h, a Roomonitor e o nosso técnico assumem a segurança e as operações da reserva de férias, monitorizando o ruído e quaisquer possíveis inconvenientes que possam acontecer no alojamento. Se a nossa IA detetar qualquer problema, o nosso técnico intervirá para o resolver", adianta ainda Ignacio Suarez, CEO da Roomonitor.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt