A trabalhar a área do papel e pasta e floresta, a portuguesa Altri foi distinguida entre as empresas melhores do mundo ao nível da sustentabilidade. A informação foi divulgada em comunicado, com a Sustainalytics a colocar a companhia em "15.º lugar no cluster de indústrias Paper & Forestry (da qual fazem parte 81 empresas globais)" e numa ainda melhor 10.ª posição "no subconjunto de sociedades globais que integram o cluster Paper & Pulp".
"A Altri está comprometida com a sustentabilidade, trabalhando todos os dias na implementação de medidas que lhe permitam dar resposta aos riscos associados ao ESG. Este resultado, que nos coloca como uma empresa de Baixo Risco ESG, é a prova desse trabalho, sendo também a confirmação que vamos no caminho certo", reagiu José de Pina, CEO da Altri.
Em apenas um ano, a classificação da Altri "apresentou uma melhoria de 5,9 pontos, beneficiando, em grande medida, do salto dado na classificação relativa ao empenho da gestão na resposta aos riscos ESG, que melhorou em 14,1 pontos". A classificação da Altri baixou, assim, da fasquia dos 20 pontos, o que lhe permitiu transitar do Médio Risco ESG para o Baixo Risco ESG, estando já entre as melhores empresas desta indústria, com uma pontuação de 19,3 no ESG Risk Ratings da Sustainalytics, da Morningstar, que medem a performance em Sustentabilidade de uma empresa e avaliam a exposição aos riscos materiais ESG, relacionados com fatores ambientais, sociais e de governo societário, bem como a forma como a empresa faz a sua gestão.
A empresa recorda que a sua resposta aos desafios da sustentabilidade tem sido reconhecida por várias entidades independentes. "Além da classificação da Sustainalytics, recebeu recentemente o rating de A- no combate às alterações climáticas por parte do CDP. Este elevado rating, o único atribuído a uma empresa portuguesa no setor da pasta e papel, levou a Altri a integrar o restrito lote de empresas internacionais com um desempenho de Liderança em termos de boas práticas ambientais."