
Nos dois primeiros meses do ano venderam-se 36 248 veículos ligeiros de passageiros, o que já de si representou um crescimento de 18% face a janeiro e fevereiro do ano passado, mas também significou que, desse total, 50,4% eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos, revelou nesta sexta-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Entre as novas matrículas de ligeiros de passageiros nesses dois meses, 41,1% tinham motorização a gasolina, 15,7% eram elétricos e só 8,5% a gasóleo, entre outras fontes energéticas.
Em termos de vendas totais, em janeiro e fevereiro foram registados 42 280 veículos novos, o que se traduziu num aumento de 17,5% face a igual período de 2023.
Situando a análise apenas em fevereiro, a ACAP contabilizou 23 454 veículos novos, ou seja, mais 26,7% do que no mês homólogo do ano passado.
Por marcas, mas no acumulado dos dois primeireos meses do ano, o top 5 foi ocupado pela Peugeot (4711 unidades, mais 31,7% face há um ano), seguida pela Dacia (2672, + 46,7%), Renault (26627, + 9,5%), Citroen (2069, + 68,6%) e pela Mercedez (2499, + 21,5%).