Ao fim de 40 anos, a revelação: Hello Kitty não é uma gata

É o choque pelo mundo. Afinal uma das personagens mais conhecidas da cultura pop japonesa não é o que todos pensavam. Criada em 1974 pela designer Yuko Shimizu, da marca <a target="_blank" href="https://www.sanrio.com/">Sanrio</a>, <a target="_blank" href="https://www.hellokitty.com.pt/">Hello Kitty</a> não é uma gata. É uma menina.
Publicado a

Sim. Apesar do bigode, das orelhas e do nome

("kitty", que quer dizer "gatinho", em inglês),

Hello Kitty é definida pela Sanrio como uma menina britânica, do

signo de escorpião, avança esta quinta-feira o jornal Los Angeles Times.

Mas a descoberta foi feita por Christine R. Yano, antropóloga

da Universidade do Havaí, que estuda há muitos anos o

fenómeno Hello Kitty, quando organizava uma exposição sobre a personagem.

Escolhida como curadora de uma mostra

comemorativa dos 40 anos da Hello Kitty, no Japanese American National

Museum, nos EUA, Christine começou a escrever os textos

suporte aos objetos da exposição, chamando Hello Kitty de

gata.

Mas de imediato, a Sanrio veio corrigir a antropóloga, recorrendo a um argumento do antropomorfismo: nunca ninguém a viu de

quatro. "Ela é uma personagem de animação.

É uma menina, uma amiga. Mas não uma gata. Ela anda e senta-se como

uma criatura de duas pernas", dizia o comunicado da empresa.

A Sanrio aproveita ainda para esclarecer que o nome completo da "menina" é Kitty White, filha de George e de Mary White. Gosta de tarte de maçã, tem uma

irmã gémea e mora nos arredores de Londres. Ironicamente, a Hello

Kitty possui um gato de estimação, chamado Charmmy Kitty. Isso é certo, já que é Sanrio que o confirma.

O negócio da Sanrio assenta sobretudo no licenciamento (pago) da Hello Kitty a várias outras marcas que detenham, por exemplo, material escolar, roupa, joalharia, cartões de crédito, entre muitas outras.

O portefólio de produtos com a "menina" Hello Kitty é vastíssimo, com preços que vão dos 50 cêntimos ao 50 mil dólares. Está presente em mais de 500 lojas Sanrio pelo mundo, com uma faturação anual na ordem dos 5 mil milhões de dólares anuais (3,8 mil milhões de euros).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt