Não interessa se vai falar.para 10 ou para 200 pessoas, o nervosismo é natural e o melhor é.optar por soluções que lhe transmitam conforto, segurança e.confiança. Afinal, todos os olhos vão estar postos em si e vai.querer transmitir uma imagem positiva, profissional e credível..Leia também:Tem uma entrevista? 13 conselhos para se vestir como deve.1. A Importância da Imagem.Os estudos mostram que, da informação transmitida ao cérebro.nas apresentações de natureza visual, 83% chega através da visão,.11% através da audição e 6% através de outros sentidos. Por isso,.é importante recorrer a apoios visuais, como uma apresentação em.powerpoint ou prezi, imagens, tabelas, gráficos e vídeos. Além de.ajudar a ter presentes os pontos e as mensagens chave a passar.durante a apresentação, vai contribuir para que a plateia consiga.reter os aspectos mais importantes..2. A Linguagem Não Verbal.Tenha atenção à sua postura. De preferência, deve manter as.pernas ligeiramente afastadas, as costas direitas e os braços.descontraídos, quando está de pé. Não cruze os braços e as.pernas, pois é uma posição defensiva..Deve sorrir para criar empatia com a audiência, a não ser que vá.transmitir notícias negativas, como é o caso de medidas de.austeridade ou de quebras nos resultados financeiros. Neste caso,.deve manter uma expressão mais sóbria e fechada, em vez de um ar.entusiasta e alegre. Aproveite para fazer inflexões de voz,.sobretudo nos pontos que pretende reforçar, pois um tom monocórdico.adormece a plateia..Estabeleça também contacto visual com a plateia, cruzando o.olhar com as pessoas que o estão a observar (o chamado olhar farol),.pois aumenta a confiança, a atenção e faz com que se sintam.envolvidos. Contudo, evite olhar fixamente para uma pessoa, pois pode.causar desconforto, e fazer com que os restantes se sintam ignorados..3. O que nunca deve dizer ou fazer.Nunca diga à audiência que está nervoso, se sente intimidado ou.que não está preparado para falar sobre o tema. Tal, promove a.desconfiança e retira-lhe a credibilidade, fazendo com que a.audiência procure sinais de fraqueza no seu discurso. Evite também.tocar constantemente no rosto ou no cabelo, pois denota nervosismo..Evite cruzar os braços e as pernas, colocar as mãos nos bolsos.ou mantê-las fechadas à frente em posição de concha (posição de.quem está a proteger-se), pois vai passar uma imagem de insegurança.e vulnerabilidade. .Seja expressivo, mas sem exageros, ou seja, não gesticule.demasiado com as mãos ou mostre demasiado entusiasmo, pois pode.levar as pessoas a pensar que está a representar e não é genuíno..O rosto deve contar a mesma história que as suas palavras..Nunca diga "não comento", "isso não é comigo" ou "não.sei". O público vai pensar que está a fugir às questões ou,.pior ainda, que é ignorante e incompetente. Se no final lhe.colocarem perguntas para as quais não está preparado ou não quer.responder, espere alguns segundos e diga: "Isso é importante, sem.dúvida, mas neste caso o que realmente interessa é...."; "O que.importa reter, neste conjunto de situações, é ..." ou "creio.que na verdade a questão mais importante tem sobretudo a ver com..."..Não se esqueça de desligar ou tirar o som do telemóvel, pois.seria um motivo de distracção e um péssimo exemplo..4. Tenha em conta a audiência, o tema e o local da apresentação.Na hora de escolher o que vai vestir ou que tipo de apresentação.vai fazer, ao nível do tom e do conteúdo, analise a sua audiência.(para quem vou falar), o restante painel de oradores (com quem vou.partilhar a apresentação), o tema a abordar (mensagem e objectivos).e o local do evento (formal ou informal)..É diferente falar para uma plateia de executivos, num imponente.edifício empresarial ou hotel 5 estrelas, do que falar numa livraria.ou numa universidade para estudantes. Por outro lado, se trabalha.numa indústria criativa, como as artes, design, moda e publicidade.ninguém espera que apareça de fato completo e gravata. Neste caso,.pode usar um blazer e umas calças de corte clássico para uma.apresentação mais informal. No caso das mulheres, o grau de.formalidade do evento pode determinar a necessidade de fato completo.ou de vestidos mais estruturados, assim como a escolha de cores e.padrões..5. Todos vão estar a olhar para o seu rosto enquanto fala.Pode parecer uma questão secundária, mas é importante ter um.aspecto cuidado para ser credível. Os homens devem apresentar-se de.barba feita, com a pele hidratada e o cabelo penteado, sem excessos.de gel ou caspa nos ombros. Devem ainda evitar perfumes muito.intensos e ter as unhas limpas e cortadas..As mulheres devem apresentar uma boa pele, recorrendo a uma.maquilhagem natural, que esconda olheiras, marcas e manchas do rosto..Muitas vezes, a ansiedade leva a que muitas pessoas durmam pouco na.noite anterior a uma apresentação e a ideia é não revelar um.rosto cansado ou envelhecido. Uma base, um corrector de olheiras, um.pó compacto ou solto, uma máscara de pestanas e um blush são.suficientes para tornar o seu rosto mais harmonioso e radioso. Não.se esqueça de ter umas mãos e unhas cuidadas e limpas, de.preferência em tons neutros..Tenha também em atenção que o cabelo deve estar limpo e não.deve cobrir os olhos ou o rosto, pelo que deve certificar-se se é.melhor levar o cabelo apanhado para não correr este risco. Nada pior.do que ter alguém à nossa frente, que está sistematicamente a.mexer no cabelo, pois distrai a atenção..6. Não se envergonhe do seu calçado.Numa situação em que é o centro das atenções não se esqueça.que os sapatos devem estar limpos, engraxados e não parecer velhos.ou gastos. Evite estrear sapatos neste dia para ter a certeza que não.se vão tornar desconfortáveis ou magoar os seus pés..Além disso, deve ter em conta o tempo que vai estar em pé, na.altura de escolher os sapatos e, sobretudo, o tamanho dos saltos,.pois deve optar por um modelo confortável e que lhe garanta.estabilidade, para evitar andar a "dançar com os pés". No caso.das mulheres, evite sapatos que exponham muito os pés, de.preferência use os modelos fechados. Contudo, se pretender mostrar.os pés é obrigatório ir à pedicura e evite cores muito vivas..Não deve usar chinelos, sandálias muito abertas, saltos muito.altos, mocassins ou ténis. Apesar de serem mais confortáveis não.são apropriados para a ocasião. A não ser que seja um atleta e.seja patrocinado por uma marca desportiva..7. Erros a evitar no vestuário.Na hora de escolher as peças, evite tecidos 100 por cento.naturais, como o linho e o algodão, que se amarrotam com mais.facilidade. Por outro lado, os materiais que aumentam o odor a.transpiração, como as fibras sintéticas (poliéster e nylon) e a.lã, também não são indicados. Não se esqueça, ainda, que as.peças muito claras e de cores vivas realçam ainda mais as.indesejáveis manchas de transpiração. A ganga também não é.adequada para esta ocasião..Os acessórios devem ser discretos e não devem ser demasiado.brilhantes ou provocar ruído enquanto gesticula (pulseiras), pois.podem desviar a atenção da plateia. Os homens também devem evitar.gravatas com bonecos ou demasiado extravagantes. E calças ou meias.brancas estão completamente fora de questão..Os decotes acentuados, as transparências, as alças finas, a.roupa muito justa ao corpo e as peças demasiado curtas (calções,.calças, saias ou tops) não são apropriadas para uma apresentação.em público e podem desviar a atenção do discurso. Certifique-se.também que não leva uma camisa, em que o botão está sempre a.abrir ou um decote em que o ombro fica constantemente à mostra, pois.vai fazer com que passe todo o tempo preocupada com este pormenor..Por fim, nada de roupa amarrotada, gasta, suja, bainhas mal feitas.ou botões a cair..8. O que vestir para uma apresentação formal ou informal.Para uma apresentação formal: O mais aconselhável é levar um.fato de boa qualidade e de corte clássico. Prefira cores neutras,.como é o caso do preto, cinzento ou azul-escuro, padrões pequenos e.cores suaves. Certifique-se que se sente confortável com a roupa e.que pode mexer-se à vontade..Mulheres: Calças de corte a direito ou saias justas e.ligeiramente um pouco acima do joelho são as mais indicadas. Escolha.um fato com corte feminino, elegante e estruturado. A roupa deve.estar ajustada ao corpo, mas não ficar colada. Os sapatos devem ser.fechados, de couro e não devem ter um salto muito alto..Homens: Os fatos lisos ou de riscas finas são os mais indicados,.mas nunca de cor preto. Não tem de usar uma camisa branca, mas evite.cores vivas. Use gravata e não se esqueça de deixar o último botão.do casaco aberto, apertando apenas o do meio. A gravata deve ter a.largura da lapela do casaco e a sua altura deve ter como medida o.início da fivela do cinto. A manga da camisa deve ficar exposta.cerca de um dedo do casaco e tente igualar o comprimento da manga com.a quantidade de colarinho que está visível na parte de trás do.pescoço. As meias devem ser da cor das calças ou dos sapatos e o.cinto deve combinar com os sapatos, que devem ser de couro, com ou.sem atacadores..Para uma apresentação informal: Neste caso, pode usar peças.mais criativas, com mais cor e estampados, embora sem tons berrantes.e de pequena dimensão para não cansar a vista. Os padrões animais.não são aconselháveis, a não ser que queira ser conhecida como a."fera"..Mulheres: Um vestido mais estruturado com um cinto, uma blusa com.uma saia, ou um blazer com uma blusa ou camisa e umas calças de.corte clássico são sempre opções seguras. Neste caso, pode usar.acessórios um pouco maiores, como um colar mais chamativo ou um.cinto, mas evite parecer uma árvore de Natal. Não se esqueça da.regra de ouro "menos é mais"..Homens: Um blazer com uma camisa e umas calças de corte clássico.é a melhor opção. Se gostar de padrões, prefira os mais.discretos. Em alguns casos, nas palestras com jovens há oradores que.arregaçam as mangas da camisa para passar uma imagem de dinamismo e.de garra, mas é sempre mais arriscado..E não se esqueça de usar um estilo de acordo com a sua.personalidade. Na dúvida, treine a sua apresentação ao espelho.para ter uma maior noção da sua postura e imagem. Respire fundo e.prepare-se para o grande dia..Veja mais conselhos no blog de Rita Carvalho ou na página de.Facebook da consultora de Comunicação e Imagem.