Ataques no Pinterest estão a subir. Saiba como se proteger

Publicado a

Uma rede social que começa a dar nas vistas e a ganhar utilizadores é alvo, mais cedo ou mais tarde, dos piratas e cibercriminosos. É o que está a acontecer na Pinterest, onde os utilizadores "prendem" coisas que lhe interessam, sobretudo fotos e vídeos, em quadros de interesse virtuais.

A especialista em segurança BitDefender explica ao Mashable que a interface básica da rede a torna um alvo mais fácil de ataque que noutras redes, onde as pessoas tendem a fechar o seu perfil no circuito de amigos.

"É complicado porque, até agora, é fácil de identificar um esquema fraudulento no Facebook e no Twitter - é preciso instalar uma aplicação ou clicar num certo link", diz Catilin Cosoi, da BitDefender. "Com a Pinterest, por outro lado, é apenas uma fotografia na qual se clica ou se prende outra vez (re-pin)".

De acordo com o site, a maioria dos esquemas descobertos está relacionada com sondagens e descontos fabulosos em serviços ou produtos, que pedem informações pessoais aos utilizadores. Esses dados permitem ataques mais direcionados. "Quando um serviço é novo e há muita gente a aderir, existe um sentimento falso de segurança", diz Cosoi. A empresa recomenda que os cibernautas sejam muito cautelosos na hora de partilhar informações pessoais ou profissionais, devendo restringir-se aos interesses, gostos e pins favoritos. Também é aconselhável usar programas de análise de hiperligações e outras ferramentas anti-códigos maliciosos. "Os nossos engenheiros estão a trabalhar para gerir estes problemas à medida que surgem e estão a analisar a natureza dos feeds públicos no site, para tornar mais difícil a publicação de conteúdo falso ou perigoso", disse um porta-voz da Pinterest ao Mashable.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt