Autoridade da Concorrência multa dona do Multibanco em 13,9 milhões de euros

SIBS abusou de posição dominante ao obrigar operadores de pagamentos, nomeadamente fintechs, a contratarem os seus serviços de processamento para acederem à sua rede.
FOTO: GLOBAL IMAGENS
FOTO: GLOBAL IMAGENS
Publicado a

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma multa de 13,9 milhões de euros ao grupo SIBS, dono do Multibanco, por abuso de posição dominante no setor de serviços de pagamentos, noticia esta terça-feira o ECO.

Durante vários anos, a SIBS impôs aos operadores de pagamentos que procuravam acesso aos sistemas MB e MBWay a contratação dos seus serviços de processamento, prejudicando especialmente as fintechs nacionais e estrangeiras que tentavam entrar no mercado português. 

Segundo o regulador, a prática de vendas ligadas persistiu por três anos, restringindo a concorrência e a inovação no setor. O comportamento, investigado desde novembro de 2020, resultou numa coima que não excede os 10% do volume de negócios das empresas do grupo SIBS no ano anterior à decisão - e que pode ser contestada.

Além da advertência da AdC, a SIBS também enfrentou determinações do Banco de Portugal para separar as suas divisões de esquema e processamento. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt