Bancos esperam aumento da procura no crédito ao consumo até ao final do ano

Alguns bancos também antecipam uma subida na procura no crédito à habitação no quarto trimestre deste ano.
Publicado a

Os bancos antecipam um aumento da procura no crédito ao consumo no quarto trimestre deste ano, com alguns a antecipar igualmente uma subida da procura no crédito à habitação.

Segundo o 'Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito' de outubro, divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal, no terceiro trimestre deste ano "a confiança dos consumidores e o nível das taxas de juro contribuíram para o aumento da procura de crédito à habitação".

Em termos de expetativas para o próximo trimestre, a banca antecipa um "aumento da procura de empréstimos para empresas, mais significativo nos de curto prazo e para PMEs. No crédito a particulares, destaca-se a expetativa de aumento da procura para consumo e outros fins", adianta o relatório.

Dois bancos, em cinco, acreditam que a procura no crédito à habitação vai subir ligeiramente nos últimos três meses desde ano.

No caso das empresas, registou-se no terceiro trimestre uma diminuição da procura no crédito, "sobretudo por parte de grandes empresas e nos empréstimos de curto prazo".

Em termos de condições disponibilizadas, os bancos antecipam "critérios de concessão de crédito a empresas e a particulares praticamente inalterados" no quarto trimestre.

No terceiro trimestre, os bancos aponta que não se registou uma alteração dos critérios de concessão de empréstimos "no conjunto das empresas", mas houve uma "melhoria no crédito concedido às grandes empresas, nomeadamente diminuição nos spreads dos empréstimos de risco médio, ligeira diminuição nos spreads dos empréstimos de maior risco, ligeira melhoria no que respeita ao montante do empréstimo, às condições contratuais não pecuniárias e à maturidade".

Quanto aos critérios aplicáveis a famílias, registou-se a "manutenção dos termos e condições no crédito a particulares para habitação e consumo".

O 'Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito' é conduzido trimestralmente pelo Eurosistema junto de uma amostra de bancos da área do euro "para obter informação qualitativa sobre a oferta e a procura de empréstimos a empresas e a particulares".

"Os resultados do inquérito são utilizados para avaliar o papel do crédito na transmissão da política monetária", adianta uma nota explicativa no site do Banco de Portugal.

O inquérito integra "um conjunto de questões fixas sobre desenvolvimentos passados e esperados no mercado de crédito; também pode incluir questões pontuais sobre temas específicos".

Os resultados do inquérito são divulgados em janeiro, abril, julho e outubro.

Atualizada às 15H34 com mais informação

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt