Os bares e discotecas, encerrados desde 26 de dezembro, podem voltar a abrir portas a partir de 14 de janeiro. Contudo, os clientes têm de apresentar um teste negativo à covid-19.
"Bares e discotecas podem retomar atividade a partir de dia 14" de janeiro, indicou o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa após o encontro do Conselho de Ministros. Ainda assim, apenas com um teste negativo, acrescentou o chefe de Governo.
No que diz respeito aos restaurantes, o primeiro-ministro indicou que é preciso apresentar o Certificado Digital. Para aceder a estabelecimentos de alojamento turístico e ginásios é também necessário apresentar Certificado.
Limitações nos espaços comerciais
Durante a conferência de imprensa, o primeiro-ministro indicou ainda que os estabelecimentos comerciais a partir de dia 10 de janeiro já podem avançar com saldos e promoções. Ainda assim, vai manter-se a restrição de um cliente por cada cinco metros quadrados.
"Nos estabelecimentos comerciais vão acabar as proteções de saldos e promoções, mas vai manter-se uma limitação de uma pessoa por cada cinco metros quadrados, que era uma limitação que já existia no passado", disse António Costa.