Lançada no início deste ano, a startup portuguesa Batch permite a qualquer empresa entregar encomendas aos seus clientes em menos de duas horas. Trabalha já com cerca de 100 marcas nacionais e trata de todos os detalhes logísticos. Depois de um investimento inicial de 200 mil euros, a plataforma está a preparar-se para levantar uma nova ronda de financiamento e alargar o serviço ao estrangeiro.."Trabalhamos com marcas de todos os segmentos, sejam locais ou multinacionais, para que possam focar-se em desenvolvimento de produto e aumentar as vendas. Damos a possibilidade a qualquer retalhista de competir com as grandes marcas", nota ao Dinheiro Vivo o fundador da Batch, Pedro Vasconcelos..Por exemplo, se encomendar um livro e quiser a entrega em menos de duas horas, toda a informação apresentada ao consumidor foi criada pela plataforma, que construiu uma solução de marca branca..Lisboa, Oeiras, Cascais, Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia são os concelhos onde esta opção já está disponível. "A experiência é semelhante a chamar um carro ou a encomendar uma refeição. Mostramos o tempo de entrega, apresentamos a localização do estafeta e no fim pedimos para avaliar a experiência de compra.".A entrega dos produtos em duas horas é possível, porque as marcas que trabalham com a Batch preparam as encomendas dentro das lojas ou então têm os seus produtos na rede de armazéns da plataforma no centro das cidades de Lisboa e do Porto. Este tipo de armazéns é conhecido como dark stores, conceito em grande crescimento a nível internacional..Os armazéns estão diretamente ligados às lojas online das marcas parceiras da plataforma e a informação é transmitida de imediato: assim que esgote, um artigo fica logo indisponível para o cliente..A startup cobra uma comissão às empresas conforme o tipo de produto enviado aos consumidores. Além das entregas em menos de duas horas, a Batch permite o envio de produtos no mesmo dia para todo o país ou no dia seguinte para o estrangeiro, através de parceiros..Pedro Vasconcelos é um fazedor habituado ao mundo das operações e da logística. Na última década, saiu da Unilever e esteve quadro anos como gestor de equipa da portuguesa Uniplaces. A etapa seguinte foi na área da mobilidade: na Lime começou como responsável de operações para o mercado nacional e acabou como líder da equipa central em Amesterdão, nos Países Baixos, gerindo mais de 40 países..A ideia da Batch acabou por surgir depois do verão passado. "Estava em casa, durante a pandemia, e comecei a enviar e-mails a algumas marcas para perceber se teria interesse esta nova opção de entrega de encomendas. Começámos a ter respostas e a criar uma equipa..As primeiras encomendas começaram a ser feitas no início deste ano, com a ajuda de investidores como a Apex Capital, do piloto António Félix da Costa. Depois de entregar meio milhão de euros em encomendas e de reunir uma equipa de nove pessoas, a Batch está a estudar a entrada em França ou em Itália para as entregas em menos de duas horas..A Batch também se distingue das restantes plataformas de entrega por alugar as motas que os estafetas usam diariamente, em vez de ser um encargo para os estafetas. Para já, a frota ainda é a gasolina, mas a mudança para a versão elétrica está em marcha e deverá ficar concluída nos próximos meses.