BP investe na energia eólica em parceria com grupo norueguês

BP vai investir 1,1 mil milhões de euros na Equinor para desenvolver projetos eólicos comuns como os que já existem em Nova Iorque e Massachusetts.
Publicado a

A petrolífera britânica BP, que procura diversificar as atividades, anunciou hoje que vai lançar-se no mercado de energia eólica nos Estados Unidos através de uma parceria com o grupo norueguês Equinor.

A BP vai investir 1,1 mil milhões de euros na Equinor para desenvolver projetos eólicos comuns como os que já existem em Nova Iorque e Massachusetts, Estado Unidos.

Em comunicado, a BP refere que se trata do primeiro investimento neste tipo de energia em plena "expansão em todo o mundo" e que quer cumprir objetivos no setor das renováveis.

O grupo já tinha comunicado anteriormente que pretende "multiplicar por dez" até 2030 o investimento nas energias renováveis "por causa da emissões de carbono".

Neste quadro prevê investimentos de 5 mil milhões de dólares anualmente.

A empresa afirma que quer deixar de ser um "grupo petrolífero" para ser "um grupo energético".

"Trata-se de uma primeira etapa, importante, na nossa estratégia e na transição futura para sermos uma empresa energética integrada", disse Bernard Looney, diretor-geral da BP a propósito da parceira com a Equinor.

Looney disse ainda que os sistemas eólicos no mar vão aumentar 20% em todo o mundo, sobretudo no mercado norte-americano.

A BP e a Equinor preveem investigar a possibilidade de desenvolverem outros projetos no âmbito dos sistemas eólicos no mar, nos Estados Unidos.

A empresa petrolífera britânica foi seriamente atingida pela crise sanitária provocada pela epidemia de covid-19 por causa da queda da procura.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt