
O Brasil Origem Week, evento de promoção de oportunidades de negócio entre o Brasil e Portugal e, também de divulgação da cultura, moda e gastronomia brasileira, arrancou esta quinta-feira, no World of Wine, em Vila Nova de Gaia, e até domingo estará de portas abertas para mostrar um país "positivo, rico, plural e diverso". A definição é de Marco Lessa, CEO do Brasil Origem Week, certame que implicou um investimento de 500 mil euros e que espera receber cerca de 15 mil pessoas nestes quatro dias de programação.
O "Fórum para investidores: Um Brasil de Oportunidades" deu início nesta tarde de quinta-feira aos trabalhos, com o objetivo de fortalecer as exportações do Brasil para Portugal e vice-versa. Como frisa Marco Lessa, "o Brasil pode deixar Portugal maior e Portugal pode deixar o Brasil melhor". Na sua opinião, os setores do agroalimentar e da moda brasileiros têm espaço para crescer em Portugal. Produtos como algodão, cacau, café e artigos de vestuário têm potencial para incrementar as relações económicas entre os dois mercados de língua portuguesa. Mas não só.
Portugal é também visto pelo país irmão como uma porta de entrada na Europa. Segundo adianta Marco Lessa, estão já em curso negociações comerciais não só com empresas portuguesas mas também europeias. Exemplo disso é o espanhol El Corte Inglés e a francesa Lafayette que já manifestaram interesse em artigos de moda brasileiros ou o também francês Le Bon Marché, que pretende importar produtos alimentares. Marco Lessa admite que o evento poderá originar no futuro negócios da ordem dos cinco milhões de euros.
O responsável salienta que o Brasil Origem Week segue um modelo distinto das habituais feiras empresariais. Como afirma, este "projeto foi pensado de forma a inovar a maneira como o Brasil promove as suas culturas e marcas pelo mundo". O país divulga-se "em feiras, onde somos um em centenas de expositores ou através de missões comerciais e institucionais". Mas esta primeira edição do Brasil Origem Week tem dois modelos de promoção: um através da Casa Brasiliana, um espaço permanente no World of Wine de comércio de produtos brasileiros; e outro através desta feira, que reúne atividades económicas, música, arte e gastronomia. Como frisa Marco Lessa, "ao invés de termos uma ação provisória, temos um Brasil permanente", e este certame.
Presente na abertura do evento, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, lembrou que "Portugal é um importante parceiro comercial". Nos últimos dez anos, o comércio entre os dois países quase duplicou". No entanto, ainda há muito para fazer. Como destaca Raimundo Carreiro, o comércio do Brasil para as terras lusas "está muito concentrado em óleo bruto, petróleo e minerais betuminosos", mas começa-se "a ver os primeiros sinais de um salto qualitativo", nomeadamente com as exportações de partes de aeronaves, numa referência à brasileira Embraer, que tem um polo industrial em Évora. O embaixador recorda ainda que, na década de 90, o Brasil abriu as portas às empresas portuguesas e hoje Portugal é para o Brasil "uma plataforma natural para ingressar no mercado europeu".
Até domingo, a programação do Brasil Origem Week vai muito além do fórum para investidores e das reuniões de negócios. Há exposições de arte, desfiles de moda, palestras de história, programas de culinária, concertos e venda de produtos originais do Brasil. Destaque ainda para a realização no sábado do Fórum Mulher – Empreendedorismo & Estilo. A entrada é gratuita.
Marco Lessa vai repetir este evento na Bélgica e em França este ano e em 2025 quer expandir o projeto a outros países.