
A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) tem uma nova direção para os próximos quatro anos, que tomou posse esta quinta-feira. Carlos Carvalho, sócio e CEO da empresa tecnológica Adyta, é o novo presidente, substituindo no cargo Alexandre Meireles. Nuno Malheiro, Gonçalo Simões de Almeida e Filipa Pinto de Carvalho são os vice-presidentes.
Carlos Carvalho, 40 anos, é engenheiro de formação e fundador da Adyta, uma startup tecnológica que desenvolve projetos nas áreas da cibersegurança e comunicações seguras, e que nasceu de uma spin-off da Universidade do Porto. O gestor integrava já a direção nacional da ANJE, como Diretor Nacional Norte.
“Queremos que a ANJE represente com clareza os agentes de mudança que são os jovens empreendedores; queremos contribuir com palavra própria e independente para uma sociedade que potencie o empreendedorismo e a ação empresarial; queremos contribuir para desconstruir fronteiras e barreiras e incentivar os negócios portugueses a internacionalizarem-se; queremos mostrar que este caminho se pode fazer com ética empresarial, com respeito e com atitude positiva e inclusiva”, disse Carlos Carvalho na tomada de posse, citado em comunicado.
Presente na cerimónia esteve também Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que disse que “um jovem só consegue verdadeiramente empreender em Portugal quando são criadas condições e é isso que o Governo tem vindo a fazer. Por um lado, pensar nos jovens e nas suas condições de vida e trabalho e, por outro, tornar o empreendedorismo, inovação e talento prioridades do ramo empresarial e da economia portuguesa".
Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, por sua vez, destacou a importância de continuar a fomentar as condições certas para o desenvolvimento do tecido empresarial português: “Desde a sua criação, a ANJE tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no Porto, com uma capacidade e abrangência que ultrapassam os limites da cidade, e se estende para a região e para o país, com os mais diversos apoios na área financeira, formativa e ajudando a criar uma rede de contactos essenciais para o sucesso dos jovens empresários do país.”