Catawiki. Maior plataforma de leilões online da Europa chega a Portugal

Maior casa de leilões online da Europa chega a Portugal. Mais de 30.000 itens são leiloados por semana pela Catawiki.
Publicado a

Em agosto de 2005, o chapéu de Michael Jackson com o nome do Rei da Pop gravado a ouro foi vendido por 5000 euros. Onde? Através da mesma plataforma online que vendeu o anuário escolar de 1942 de Marilyn Monroe, com a sua primeira foto publicada, por 2100 euros ou um madeixa de cabelo de Napoleão Bonaparte por 2400 euros. O maior site de leilões online da Europa, a startup Catawiki, escolheu Portugal como próximo mercado.

A plataforma leiloa mais de 30 mil artigos nos mais de 300 leilões online lançados todas as semanas e foi palco do maior leilão online na Europa de Ferraris clássicos, com 35 modelos pelo valor de 3,4 milhões de euros.

“Estamos muito atentos aos leilões em Portugal que, pela sua história e riqueza cultural, é muito relevante neste mercado. Nesse sentido, abrimos a nossa plataforma em português e estamos a dar apoio aos nossos clientes com uma equipa de leiloeiros locais e através da nossa equipa em Espanha. Temos especialistas leiloeiros que verificam a autenticidade dos artigos e supervisionam os leilões pelo que os portugueses podem agora contar também com a Catawiki”, explica Alejandro Sánchez, diretor-geral da startup para Portugal e Espanha.

[caption id="attachment_542343" align="aligncenter" width="1024"]

Alejandro Sanchez, diretor-geral da Catawiki para Espanha e Portugal.[/caption]

A empresa conta atualmente com mais de 400 colaboradores e, além de Portugal, está presente na Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha. Em dezembro de 2015, a empresa foi premiada pela Deloitte como a empresa de tecnologia de mais rápido crescimento na Europa.

O sistema funciona através da ligação entre pessoas que querem comprar e vender artigos exclusivos: joias, moedas, selos, arte, banda desenhada e carros clássicos são algumas das 80 categorias existentes. Os objetos podem ser licitados em qualquer parte do mundo e em qualquer dispositivo, seja através de um computador ou via app (disponível para iOS e Android).

Os leilões da Catawiki funcionam em tempo real: são lançados a cada sexta-feira e o seu valor pode variar entre um euro e grandes montantes. "Temos uma equipa de mais de 160 especialistas leiloeiros que organizam e supervisionam cada um dos leilões online que realizamos", explica Alejandro Sánchez.

Fundada em 2008 por René Schoenmaker e Marco Jansen, fãs de banda desenhada e novas tecnologias, a startup arrancou com um catálogo online que os dois fazedores usavam para organizar a sua coleção. A plataforma foi rapidamente aberta a novos colaboradores para que pudessem contribuir para o catálogo. O primeiro leilão decorreu em novembro de 2011: um jogo da banda desenhada holandesa Tom Poes foi vendido por 310 euros.

Até agora, a startup já recolheu financiamento na ordem dos 86 milhões de euros de investidores mundiais como aPeak Capital, Accel Partner e Lead Edge Capital, entre outros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt