Centeno: Economia deverá recuperar valores de 2019 no início do próximo ano

Governador do Banco de Portugal aviso que ainda há subsetores que estão "bastante abaixo" e ainda vão demorar mais tempo.
Publicado a

No encerramento da quinta edição da Money Conference Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, elogiou a prestação do setor bancário durante a pandemia, afirmando que as medidas de apoio às famílias foram muito importantes para as dificuldades de liquidez e incumprimento das mesmas. E acrescentou que as linhas de crédito com garantia beneficiaram mais de 60 mil empresas.

Prestação que deveu-se, em grande medida, a abordagem proativa da banca junto dos clientes. Isto porque os bancos não só fizeram uma monitorização e avaliação do risco como fizeram uma sequenciação e identificação dos clientes mais vulneráveis, oferecendo soluções para adequar as dívidas à capacidade de pagamento.

Na opinião do governador do Banco de Portugal a economia recuperará, no início do próximo ano, os valores de 2019. Convicção em grande medida assente no volume de pagamentos de cartões que, se se mantiverem as taxas de crescimento das últimas semanas, poderá superar, marginalmente, o valor de 2019. Isto porque estamos a falar de mais de 5,5 mil milhões de euros, só na restauração.

A avaliação que Mário Centeno faz destes números é que a economia, no seu todo, poderá recuperar os valores de 2019 no início do próximo ano, mas que há subsetores da economia que ainda estão bastante abaixo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt