Duas semanas depois do chumbo do novo pré-acordo laboral, os operários da Autoeuropa ainda não sabem se o documento vai voltar a ser negociado. Perante a falta de resposta, a comissão de trabalhadores avisou que não vai aceitar uma eventual imposição da liderança da fábrica de Palmela, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira.
"Não iremos, de forma alguma, aceitar outra decisão administrativa porque os trabalhadores estão há mais de um ano sem aumento e melhorias nas suas condições laborais. Dado o contexto mundial que vivemos, é cada vez mais importante para ambas as partes alcançar um acordo", refere a comissão de trabalhadores, citada em comunicado.
Ao Dinheiro Vivo, o coordenador da comissão de trabalhadores, Rogério Nogueira, considera que a empresa "tem condições para melhorar o pré-acordo".
Negociado entre a administração e a comissão de trabalhadores, o pré-acordo original previa, por exemplo, aumentos salariais de 2% neste ano e no próximo, no montante mínimo de 25 euros, em 2022, e de 30 euros, em 2023.
Além disso, caso a taxa de inflação seja superior a 2% nestes dois anos, esse fator seria tido em conta em futuras negociações laborais. O pré-acordo é fundamental para garantir pelo menos dois anos de paz social na unidade do grupo Volkswagen em Portugal.
No final de fevereiro, contudo, o documento foi chumbado por 60% dos votos. A administração disse que iria analisar os próximos passos na semana seguinte. Até agora, não houve regresso à mesma das negociações.
Em maio de 2021, quando os funcionários também chumbaram o pré-acordo, a administração da fábrica não aumentou os salários. A comissão de trabalhadores quer evitar que seja tomada a mesma decisão neste ano.
No final de 2021, o grupo automóvel alemão anunciou um investimento de 500 milhões de euros ao longo dos próximos cinco anos em produto, equipamento e infraestruturas. A injeção de capital será crucial para a fabricante automóvel escolher o modelo que irá suceder ao T-Roc, em produção desde julho de 2017 e que foi recentemente "refrescado" (facelift, na gíria da indústria automóvel).