Uma semana depois da apresentação do.iPhone ao mundo, em janeiro de 2007, a LG foi a primeira fabricante a.apresentar um smartphone completamente tátil, o LG KE850 Prada. A.marca sul-coreana ponderou mesmo processar a Apple devido à.semelhança entre o iPhone e o seu smartphone, mas acabou por decidir.investir nos telemóveis tradicionais. .Grande erro. Enquanto marcas.como a Samsung afinavam a concorrência, a LG andava a fazer.telefones com sistema operativo próprio e preço baixo. Até que, em.2013, explodiu no mercado mundial e chegou ao terceiro lugar das.maiores fabricantes de smartphones. Em Portugal, país totalmente.dominado pela Samsung, a LG cresceu 400% e já está em segundo.lugar, segundo revela ao Dinheiro Vivo Ruy Conde, vice-presidente da.LG Portugal. É o fenómeno das marcas sul-coreanas a tomar conta do.mundo. ."Portugal já era um dos países com.melhor quota de mercado a nível europeu, mas cresceu sustentadamente.mais", indica Ruy Conde. "Foi dos países que cresceu mais.".Ainda não há dados para o terceiro trimestre, o mais recente.relatório da consultora IDC, publicado em setembro, dava conta de um.crescimento de 268% nas vendas da LG só entre março e junho. A.marca passou de uma quota de mercado de 4% em 2012 para 14% neste.momento, segundo os dados da própria empresa; no segundo trimestre,.com dados da IDC, a fabricante tem já 12%. ."O consumidor português conhece a.marca e sabe que é boa. Quando começámos a ter telefones.interessantes e bons, foi complicado mas não foi difícil. Temos.estado a crescer paulatinamente desde o início do ano.".Uma das vitórias da LG em 2013 foi a.aclamação do G2 como um dos melhores smartphones do ano - e.considerado por várias publicações especialistas, incluíndo a.Stuff, o melhor do ano. O G2 chegou a Portugal em outubro, depois de.um evento pomposo em nova iorque, e as vendas estão a correr acima.do esperado. "O G2 tem sido francamente um sucesso para a LG, no.segmento de preços acima dos 500 euros", ressalta Ruy Conde. .O preço é, na verdade, um elemento.fundamental na ascensão da LG em Portugal. A marca começou com.smartphones de médio-baixo preço, mas o que tem crescido bastante é.a percentagem de modelos de gama média-alta. Porquê? ."Infelizmente, a dada altura.apostámos mais nos feature phones e atrasámo-nos", reconhece Ruy.Conde. "Em smartphones passámos alguns anos maus, porque não.tínhamos apostado a nível central." A mudança de foco da.casa-mãe e as boas críticas aos modelos de gama alta mudaram a.perceção do consumidor. "Os nossos produtos são de qualidade.reconhecida." Ruy Conde não refere a Samsung nem a Apple, que têm.dominado o mercado mundial nos últimos anos, mas vai dizendo que "os.últimos 'benchmarks' dizem que o G2 é superior à concorrência.".Uma semana depois da apresentação do.iPhone ao mundo, em janeiro de 2007, a LG foi a primeira fabricante a.apresentar um smartphone completamente tátil, o LG KE850 Prada. A.marca sul-coreana ponderou mesmo processar a Apple devido à.semelhança entre o iPhone e o seu smartphone, mas acabou por decidir.investir nos telemóveis tradicionais. Grande erro. Enquanto marcas.como a Samsung afinavam a concorrência, a LG andava a fazer.telefones com sistema operativo próprio e preço baixo. Até que, em.2013, explodiu no mercado mundial e chegou ao terceiro lugar das.maiores fabricantes de smartphones. Em Portugal, país totalmente.dominado pela Samsung, a LG cresceu 400% e já está em segundo.lugar, segundo revela ao Dinheiro Vivo Ruy Conde, vice-presidente da.LG Portugal. É o fenómeno das marcas sul-coreanas a tomar conta do.mundo. ."Portugal já era um dos países com.melhor quota de mercado a nível europeu, mas cresceu sustentadamente.mais", indica Ruy Conde. "Foi dos países que cresceu mais.".Ainda não há dados para o terceiro trimestre, o mais recente.relatório da consultora IDC, publicado em setembro, dava conta de um.crescimento de 268% nas vendas da LG só entre março e junho. A.marca passou de uma quota de mercado de 4% em 2012 para 14% neste.momento, segundo os dados da própria empresa; no segundo trimestre,.com dados da IDC, a fabricante tem já 12%. ."O consumidor português conhece a.marca e sabe que é boa. Quando começámos a ter telefones.interessantes e bons, foi complicado mas não foi difícil. Temos.estado a crescer paulatinamente desde o início do ano.".Uma das vitórias da LG em 2013 foi a.aclamação do G2 como um dos melhores smartphones do ano - e.considerado por várias publicações especialistas, incluíndo a.Stuff, o melhor do ano. O G2 chegou a Portugal em outubro, depois de.um evento pomposo em nova iorque, e as vendas estão a correr acima.do esperado. "O G2 tem sido francamente um sucesso para a LG, no.segmento de preços acima dos 500 euros", ressalta Ruy Conde. .O preço é, na verdade, um elemento.fundamental na ascensão da LG em Portugal. A marca começou com.smartphones de médio-baixo preço, mas o que tem crescido bastante é.a percentagem de modelos de gama média-alta. Porquê? ."Infelizmente, a dada altura.apostámos mais nos feature phones e atrasámo-nos", reconhece Ruy.Conde. "Em smartphones passámos alguns anos maus, porque não.tínhamos apostado a nível central." A mudança de foco da.casa-mãe e as boas críticas aos modelos de gama alta mudaram a.perceção do consumidor. "Os nossos produtos são de qualidade.reconhecida." Ruy Conde não refere a Samsung nem a Apple, que têm.dominado o mercado mundial nos últimos anos, mas vai dizendo que "os.últimos 'benchmarks' dizem que o G2 é superior à concorrência."