Imagine fazer um pitch para toda a comunidade KPMG (empresa que está presente em 50 países). Agora, junte a isso uma outra comunidade: a da Web Summit. Esse é o alcance da KPMG Private Enterprise Global Tech Innovator. Uma iniciativa que pretende conhecer (e dar a conhecer) "os principais inovadores tecnológicos e os futuros tech titans", e que se destina "a empresas tipicamente em fase de startup e que possuem tecnologias inovadoras, modelos de negócio robustos, capacidade de demonstrar tração nas suas atividades e potencial para escala global".
Mais do que um simples prémio monetário, o verdadeiro prémio desta competição global assenta no networking e na divulgação da ideia - que tem de estar num estágio mais avançado e com provas dadas (a nível local). Uma iniciativa que, nesta estrutura (global, onde estão integradas todas as iniciativas das "várias" KPMG), se realiza pela primeira vez este ano. Os candidatos terão orientação de uma ampla gama de profissionais de negócios, ajuda para expandir a rede dos candidatos e promoção de ligações que podem abrir novas fontes de potencial financiamento.
A candidatura é simples. Basta preencher o formulário presente no website da KPMG. Mas há requisitos mínimos a cumprir. Os candidatos devem ser uma empresa registada em Portugal e operar no mercado há cinco anos ou menos (na forma atual). Devem ainda ser um negócio de tecnologia, orientado para tecnologia ou habilitado para tecnologia, cujo maior acionista não seja uma grande empresa e que tenha gerado receitas entre um milhão de dólares (850 mil euros) e 15 milhões de dólares (12,75 milhões de euros); ou ter captado pelo menos 500 mil dólares (425 mil euros) em equity. Acresce ainda a obrigatoriedade de todos os participantes que entram em nome de uma empresa terem de ser residentes em Portugal e ser maiores de idade.
Os candidatos terão oportunidade de apresentar os seus projetos a um júri presidido por Nasser Sattar, head of Advisory da KPMG e que, entre os seus elementos se incluem o secretário de Estado da Transição Digital, André Azevedo, Andrea Rubei, diretor executivo de Marketing & Operações da Microsoft, Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves, assim como Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação, Jorge Portugal, diretor-geral da Cotec, João Freire de Andrade, head da BiG Start Ventures, José Costa Rodrigues, fundador da Forall Phones e da Relieve, Nasser Sattar, head of Advisory da KPMG, Pedro Santa Clara, professor da Nova SBE e Fundador da Escola 42 - Lisboa, Soumodip Sarkar, presidente do PACT, e Paulo Calçada, CEO da Porto Digital - Porto Innovation Hub.
As inscrições podem ser efetuadas a partir de segunda-feira, dia 9 de agosto, com os vencedores a serem conhecidos na Web Summit, que se realiza, em Lisboa, em novembro.