A confiança dos consumidores portugueses piorou em junho face a maio, com quedas em todas as componentes, enquanto o indicador do clima económico permaneceu estável e quebrou uma série de três subida mensais.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores situou-se em -12,6 pontos em junho, face aos -11,9 em maio, e -12,4 há um ano atrás. Este indicador ficou no nível mais elevado desde janeiro, mês em que também se situou nos -12,6 pontos.
"A evolução do indicador de confiança dos consumidores no mês de referência resultou do contributo negativo de todas as componentes, perspetivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da poupança, da situação económica do país e do desemprego", refere o INE.
Já o indicador de clima económico ficou inalterado em 1,2, o que compara com os 1,3 em junho de 2015. Este indicador tocou um pico de 1,4 pontos durante o verão de 2015, antes de um período de incerteza política com as eleições legislativas.