Conheça as ofertas e os descontos que existem no mercado livre de luz e gás e nos combustíveis

As empresas do mercado livre de eletricidade têm estado mais paradas este ano, apesar de o número de clientes crescer todos os meses. Mas o próximo ano pode ser mais animado, não só porque a Galp vai lançar uma nova oferta esta semana - que inclui descontos nos combustíveis -, mas porque haverá alguns escalões de potência que vão terminar, apesar de já não haver um prazo fixo para o fazer. Conheças as ofertas que existem no mercado livre e ainda alguns dos descontos das bombas de gasolina.
Publicado a

1. Luz, gás e combustíveis

A Galp vai ser a única com triple play. O plano Energia 3 é lançado esta semana, na sexta-feira, e dá 50% de desconto no termo fixo de gás e luz, ou cerca de 10% na conta toda e ainda 12 cêntimos de desconto no combustível e mais 10% nas bilhas de gás. Os descontos são todos carregados no cartão Continente e só pode aderir quem tiver tarifa simples, fatura eletrónica e ainda quem pagar com débito direto. Não há fidelização nem é preciso pagar serviços adicionais.

2. Eletricidade e gás

A EDP Comercial tem quatro planos: o Casa e o Casa Click,que são só para a luz, o Casa Total Click e o Casa Total, para ter luz e gás na mesma fatura. Os descontos vão até 3% na luz e até 5% no gás e são aplicados à conta toda e não apenas à energia ou ao termo fixo. Não tem fidelização, nem pagamentos adicionais.

A Galp tem três ofertas, cada uma delas com três planos diferentes e com descontos entre 10% e 40% na potência de eletricidade e no termo fixo do gás natural. O plano base é para adesões e pagamento normais; o plano online é só para quem aderir online e tiver fatura eletrónica e pagar por débito direto; o plano comfort obriga a aderir a um serviço de assitência que custa 3,90 ou 5,90 por mês durante 12 meses e que tem de continuar a pagar se desistir do contrato.

A Endesa dá desconto de 15% na potência, só que obriga a aderir a um serviço por um ano que, por sua vez, tem um desconto de 50%.

Na Iberdrola o desconto é de 10% apenas no preço da energia. Tem uma fidelização por 12 meses e obriga a pagar se se quiser sair.

A Goldenergy dá 20% de desconto no termo fixo do gás e 20% na potência, tanto se aderir individualmente como se optar por conta conjunta.

Há uma série de pequenas novas operadoras, como a Enat, que dá desconto e 5% na conta toda, mas só se pagar por débito direto; a YLCE que dá quase 10% sobre o preço da energia, mas só para adesões e faturas online e pagamento por débito direto; a HEN que dá 3% de desconto no preço da energia e de mais de 10% na potência; ou a Luzboa que dá também 3% na enegria e mais 3% na potência.

3. Combustíveis

A BP tem parcerias com o ACP, Inatel, Unicre e com as várias associações de táxis. Tem ainda com o Pingo Doce e os descontos vão de seis a 20 cêntimos/litro.

A Repsol tem parcerias com o Benfica, Porto e Braga, com o Montepio e o Santander, com a AXA, a seguros Direct, a UNIVERcidade, Interpass ou o El Corte Inglà e os descontos são quase sempre de seis cêntimos. Com o Santander, são oito cêntimos por litro.

A Cepsa não costuma ter parcerias com supermercados ou outras empresas, mas ganhou a negociação direta que a Deco estava a fazer e, quem aderiu a esta iniciativa da associação, vai agora ter um cartão que dá desconto de 7 cêntimos em todas as bombas da Cepsa, todos os dias e sem condições adicionais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt