Decathlon. Campanha das bicicletas acusada de publicidade enganosa

Publicado a

A Direção-geral do Consumidor (DGC) recebeu quatro queixas relativamente à campanha das bicicletas da Decathlon, uma delas acusando-a de publicidade enganosa.

O organismo regulador está a analisar o teor da campanha Decathlon Faça a vida rolar "por força das suas competências em matéria de fiscalização do regime jurídico da publicidade, no âmbito da qual pedirá elementos e informações complementares ao operador económico, nos termos habituais", adianta ao Dinheiro Vivo fonte oficial. "Nesta fase, é por isso prematuro extrair qualquer conclusão quanto à campanha em questão, sendo expectável que a avaliação desta Direção-Geral possa estar concluída até meados deste mês de abril", acrescenta.

O organismo não adianta a origem das queixas recebidas, mas o Dinheiro Vivo sabe que uma delas foi apresentada pela concorrente SportZone. Na queixa endereçada à DGC a que o Dinheiro Vivo teve acesso, a cadeia do grupo Sonae acusa a campanha de fazer publicidade enganosa, na medida em que anuncia a venda de bicicletas a partir de 39,95 euros. "Tal informação não corresponde à verdade, uma vez que a oferta comercial daquela insígnia não contempla a venda de qualquer bicicleta a abaixo do preço de venda de 79,95 euros".

Mais, pode-se ler na queixa, "o logro é tanto maior porquanto no filme publicitário surge o que aparenta ser um velocípede sem rodas laterais e sem pedais, que, de acordo com a legislação disponível, não é uma bicicleta mas antes um 'brinquedo'".

Contactada pelo Dinheiro Vivo, a Decathlon nega as acusações, dizendo não ter conhecimento de qualquer queixa apresentada na DGC. "A publicidade em causa não constitui publicidade enganosa, porquanto inclusive a imagem da bicicleta em causa é visível no spot publicitário bem como poderá ser consultada" no site da Decathlon, informa Tiago Valadas, diretor comercial da Decathlon.

"A bicicleta publicitada destina-se à aprendizagem da criança, nomeadamente no que respeita ao equilíbrio, pelo que, naturalmente, não dispõe de pedais nem necessita de duplo sistema de travagem, o que apenas dificultaria o processo de aprendizagem", continua. Mais, acrescenta, "existem no mercado nacional e internacional diversas bicicletas análogas à anunciada na publicidade da Decathlon, denominadas "run bikes", o que facilmente se verificará com uma simples pesquisa na Internet". Mais, lembra Tiago Valadas, de acordo com a legislação, a definição de bicicleta é tão simples como de "velocípede de duas rodas".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt