Delta. Aposta em startups deverá duplicar faturação na inovação para dois milhões

Grupo já conta com seis empresas na sua incubadora, tendo um programa de aceleração de negócios, com o objetivo de fomentar projetos diferenciadores. A ideia é estimular a criação de soluções inovadoras com potencial para chegar ao mercado
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Delta - Grupo Nabeiro, no evento dedicado à inovação, na última semana, em Lisboa. FOTO: Paulo Spranger/Global Imagens
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Delta - Grupo Nabeiro, no evento dedicado à inovação, na última semana, em Lisboa. FOTO: Paulo Spranger/Global ImagensRui Miguel Nabeiro, CEO do Delta - Grupo Nabeiro, no evento dedicado à inovação, na última semana, em Lisboa. FOTO: Paulo Spranger/Global Imagens
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A Delta tem apostado na inovação como catalisador de crescimento e antecipa uma duplicação na faturação dos produtos com origem na inovação externa. A expectativa é alcançar os dois milhões de euros de volume de negócios, o dobro do ano passado, revelou Rui Miguel Nabeiro, no evento de divulgação das novidades do grupo que decorreu na última quarta-feira, em Lisboa.

Entre 1% e 2% da faturação anual da Delta - Grupo Nabeiro tem sido dirigida para a inovação, que “vai desde aDiverge [Centro de Inovação do grupo] à Delta Ventures [unidade de negócio vocacionada para acelerar as startups]”, disse o CEO. Tendo como referência a faturação prevista para o presente ano (560 milhões de euros), esse investimento poderá traduzir-se em valores que rondam os 560 mil euros e os 11,2 milhões de euros.

O programa Disruption (de aceleração dos negócios dos empreendedores), desenvolvido pela Delta Ventures, tem estado na vanguarda da inovação e faz a ponte com a aposta em startups.

Do mesmo programa, caracterizado pela sua vertente de concurso de inovação aberta, já saíram empresas como a Yogan e a Skizo. Além destas, a Delta também apoia a MaisHoreca, a Why Not, a Nãm e a Swee (nestas três últimas, o Grupo Nabeiro faz parte do capital), totalizando seis as startups que são ajudadas e que ajudam a Delta a afirmar-se como incubadora da inovação, que aposta em projetos diferenciadores.

A ambição de diversificar e o apelo à transformação são valores que moldam os objetivos do Grupo na aposta em startups e têm pautado a jornada proposta pelo programa Disruption.

O programa, estruturado em colaboração com a I-match, catapulta projetos inovadores ao permitir uma experiência de trabalho com a Delta Ventures, realizados em quatro Bootcamps-Sprints.

No ano passado, as vencedoras foram a Plantaz, a Yogan e a Skizo. Este ano, ainda não são conhecidos os premiados, mas receberão um valor pecuniário para alavancar o negócio e ter os recursos necessários para projetar o seu crescimento, lê-se no site do Disruption 23/24.

Se por um lado, o grupo tem ferramentas para trazer inovação de fora para dentro (o programa Disruption), por outro, também tem um programa de inovação interno onde nascem novos produtos para o mercado.

Desenvolvido pelo programa de inovação interno, o Mind, nasceram os “Unboring Snacks Byqampo” e o “OOTIE, the Real Smoothie”. Os primeiros são uma gama de snacks à base de vegetais e leguminosas e os segundos uma nova proposta de bebida on the go, também de vegetais e aveia. Ambos os produtos pretendem não só inovar, mas alinhar-se com as tendências atuais de estilo de vida saudável, fazendo menção à redução de açúcares e gorduras.

A Delta-Grupo Nabeiro já não é apenas uma empresa exclusiva do café. Tem-se notabilizado também pela sua atividade nos vinhos, nos azeites e em muitas outras áreas. Essa diversificação de negócios levou à necessidade de o grupo agregar todas as marcas e criar uma empresa - a Delta House - para fazer a distribuição dos vários produtos alimentares, a nível nacional e nos mercados externos onde está presente. A novidade foi igualmente apresentada por Rui Miguel Nabeiro na última quarta-feira. O grupo está em mais de 40 países.

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