Depois da magia, J.K Rowling dedica-se aos policiais

Publicado a

O que é que Harry Potter e o detetive privado Cormoran Strike têm em comum? A autora J. K. Rowling.

Depois de fazer as delícias dos mais novos (e não só) com a saga Harry Potter - best seller de vendas mundiais com mais de 450 milhões de cópias vendidas - J.K Rowling tem-se dedicado a literatura para um público mais adulto e a experimentar novos géneros literários.

The Casual Vacancy (editado em Portugal pela Presença sob o nome de Uma Morte Súbita) foi a primeira tentativa de J. K. Rowling num universo mais adulto, mas agora a autora confirmou que Robert Galbraith, o autor do policial publicado em abril pela editora Sphere, é nada mais, nada menos do que ela mesmo.

"Esperava guardar este segredo durante um tempo, mais porque ser Robert Galbraith tem sido uma experiência libertadora", disse a autora hoje em comunicado. "Foi ótimo publicar sem qualquer tipo de hype ou expectativa, e puro prazer receber feedback de editores e leitores sob um nome diferente", disse.

O jornal Sunday Times estava a investigar a autoria da história de um ex-combatente, Cormoran Strike, que virou detective. E, qual Sherlock Holmes, seguiu as pistas. J. K. Rowling e Robert Galbraith tinham o mesmo agente e editor, havendo ainda uma pista que ligava as casas de edição: a Little Brown publicou o romance de Rowling para adultos (Uma Morte Súbita) e a Sphere (que editou o policial) é uma chancela da Little Brown.

No mesmo comunicado, J.K Rowling admite que vai continuar a escrever sob o pseudónimo de Robert Galbraith. O próximo livro tem edição prevista para o verão de 2014. The Cuckoo's Calling será reeditado com uma nova biografia do escritor que agora se saber ser Rowling.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt