
Um ano depois de ter anunciado a abertura de espaços em Portugal, a marca brasileira de cosmética Avatim concretizou este ano a inauguração da sua terceira loja e já prepara a expansão para Espanha e França, como avançou ao Dinheiro Vivo César Fávero, sócio-fundador da empresa.
As três lojas estão instaladas em centros comerciais de Lisboa - Saldanha, Vasco da Gama e Colombo -, tendo também um show-room em Cascais, além de uma rede 30 revendedores, "com novos elementos a cada dia".
No total, as estruturas já instaladas no país representam um investimento que, segundo César Fávero, "já ultrapassou um milhão de euros", embora o gestor assegure, sem adiantar mais informação, que a empresa tem "interesse noutros pontos de Portugal".
Porém, a expansão só deverá ocorrer após a avaliação da "resposta dos consumidores" às "três primeiras unidades", para a empresa dar, então, o próximo passo, assegura o sócio-fundador.
Quanto à intenção de alargar a presença na Europa, César Fávero revela que a ideia é reproduzir no Velho Continente o plano de franchising que têm no Brasil. Mas, mais uma vez, encaram a estratégia com prudência: "Priorizamos consolidar a nossa presença em Portugal, antes de avançarmos com essa iniciativa".
O plano é, de acordo com a empresa, a abrir, pelo menos, cinco novos espaços na Europa, este ano.
A Avatim nasceu em 2002 no sul da Bahia, pela ação de Mônica Burgos e César Fávero, e conta agora com 250 lojas físicas no Brasil, além de uma rede com mais de três mil revendedores e distribuidores.
Fazem parte da marca mais de 400 produtos, para corpo, rosto e ambiente, cuja identidade é a "forte ligação à origem brasileira", fazendo jus ao significado da própria palavra "Avatim", que a marca reporta vir do tupi-guarani (língua indígena brasileira) e se traduz por "cheiros da terra".
A marca garante que 90% dos produtos são vegan, sem parabenos nem testes em animais, e comercializados, em grande parte, em embalagens biodegradáveis, denotando assim as suas preocupações ambientais e sociais.