Quem nunca se encontrou na fila do supermercado e, no momento do pagamento, percebeu que a carteira ficou em casa ou no carro? Hoje, esta é uma preocupação do passado. Em apenas alguns cliques, através do smartphone ou smartwatch, o problema resolve-se em poucos segundos..Estas transformações no processo de pagamento aconteceram porque, com o passar do tempo e com a evolução de diferentes tecnologias e consequente transformação digital, foram também criados novos métodos e interfaces de pagamento. Atualmente, os pagamentos eletrónicos são frequentemente a primeira escolha dos consumidores, que têm vindo a adotar soluções como MB WAY, Apple Pay ou Google Pay..Uma das principais vantagens destes sistemas é a eficiência e rapidez que nos proporcionam, visto que, ao contrário dos métodos tradicionais, eliminam potenciais erros e atrasos. A par disso, estas novas operações contribuem, ainda, para uma maior relação custo-benefício, pois, por exemplo, empresas que realizam grandes transferências, sejam elas nacionais ou internacionais, conseguem beneficiar de taxas de transação mais baixas e de uma redução nos custos operacionais. Aliás, no que diz respeito a transações para o estrangeiro, é importante referir que a acessibilidade a nível mundial é outro grande benefício dos pagamentos digitais. Com estas ferramentas, os consumidores podem enviar dinheiro para familiares além-fronteiras com maior facilidade, enquanto as empresas conseguem inserir-se em novos mercados, bem como expandir a sua base de clientes..Adicionalmente, ainda abordando o contexto empresarial, através deste método as organizações conseguem tomar decisões estratégicas mais informadas, visto que, o uso de pagamentos digitais facilita a recolha e análise de dados, promovendo uma melhor tomada de decisões..Contudo, é inevitável falar da questão da segurança no que diz respeito aos pagamentos digitais. A exposição ao mundo online traz consigo riscos de ciberataques, contudo, com as tecnologias de encriptação, os processos de autenticação e as ferramentas de deteção de fraude é possível garantir a integridade da transação, aumentando, assim, a confiança dos consumidores..Acredito que, esta questão, também está intimamente ligada à resistência à mudança. Ou seja, nem todas as gerações estão à vontade para migrar para o digital, especialmente as gerações mais velhas. Por um lado, temos a questão da familiaridade com os métodos “tradicionais”, como dinheiro e cartões físicos. Por outro, a rápida evolução tecnológica e alguma falta de compreensão fruto da escassez da educação digital, tornou-se intimidante, sendo que preocupações com a segurança ou a ausência de suporte técnico “físico” acabam por intensificar essa resistência..Outro desafio para a adoção de sistemas de pagamento digitais é, em determinados casos, a falta de infraestruturas adequadas. Em regiões com baixa conectividade, as organizações podem enfrentar maiores dificuldades na utilização destas soluções..É crucial que a evolução dos pagamentos digitais seja bem gerida para maximizar os seus benefícios e minimizar os riscos, garantindo que todos tirem o maior partido destes métodos de pagamento. À medida que estes sistemas se tornam parte integrante do nosso futuro, cabe a cada um de nós – empresas, consumidores e reguladores – garantir que navegamos por esta nova era com segurança, eficiência e inovação..Diretor de Projeto Sénior e membro da International Customer Engagement Team na ITSector