Dívida pública atinge recorde de 280,4 mil milhões de euros em maio

Banco de Portugal apurou que a dívida agravou-se em 1,3 mil milhões de euros em maio, devido, sobretudo, a um empréstimo de Bruxelas ao abrigo do PRR.
Publicado a

O Banco de Portugal (BdP) anunciou esta sexta-feira que a dívida pública portuguesa aumentou 1,3 mil milhões de euros, para 280,4 mil milhões de euros, de acordo com a ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas).

De acordo com o organismo liderado por Mário Centeno, o agravamento da dívida deve-se, "essencialmente", ao empréstimo de 600 milhões de euros concedido pela Comissão Europeia ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

"Adicionalmente, registaram-se emissões líquidas positivas de títulos de dívida (400 milhões de euros) e o aumento de responsabilidades em depósitos (300 milhões)", lê-se.

Os depósitos das administrações públicas aumentaram 2,7 mil milhões de euros. Ora, deduzido esse valor, "a dívida pública diminuiu 1,3 mil milhões de euros, para 254,7 mil milhões de euros".

Em abril, a dívida pública tinha disparado três mil milhões de euros, face ao mês anterior, atingindo um novo recorde nos 279 mil milhões de euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt