A forma como os portugueses procuram informação na internet acaba de mudar. A Google lançou oficialmente em Portugal a funcionalidade Vista Geral de IA (Google Overviews), que promete experiência de pesquisa mais intuitiva, em linguagem corrente, mais eficiente e completa, assistida por Inteligência Artificial generativa. Os resultados são, segundo a tecnológica americana, fornecidos aos utilizadores em “resumos concisos e relevantes”, acompanhados de ligações para aprofundar a pesquisa na web.Segundo a Google, esta Vista Geral de IA é já utilizada por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo - estava disponível para o mercado em língua inglesa, incluindo a Índia - e diferencia-se da interação com um chatbot pela forma como a informação é processada pelo modelo de linguagem de grande dimensão.No coração da Vista Geral de IA encontra-se um modelo Gemini personalizado, que opera em conjunto com os sistemas de pesquisa existentes da Google, como os procedimentos de qualidade e das páginas consultadas, e o Google Knowledge Graph, que ‘molda’ os resultados apresentados, executando assim as tarefas tradicionais da “pesquisa”, identificando resultados relevantes do índice da Google para suportar a informação apresentada no resumo.Questões de qualidadeA Google afirma que, desta forma, a Vista Geral de IA oferece alta qualidade nas respostas geradas pela Inteligência Artificial, uma vez que os seus principais sistemas de classificação da web são integrados na experiência.A funcionalidade foi construída para apresentar informações sustentadas pelos principais resultados da web e inclui ligações para conteúdo da net que suporta a informação apresentada no resumo. Os utilizadores podem usar estas ligações para aprofundar - e confirmar - a sua pesquisa.Antes do lançamento da Vista Geral de IA, a Google afirma ter testado exaustivamente a experiência através do Search Labs, procurando compreender onde a IA generativa poderia ser mais útil.