

A forma como os portugueses procuram informação na internet acaba de mudar. A Google lançou oficialmente em Portugal a funcionalidade Vista Geral de IA (Google Overviews), que promete experiência de pesquisa mais intuitiva, em linguagem corrente, mais eficiente e completa, assistida por Inteligência Artificial generativa. Os resultados são, segundo a tecnológica americana, fornecidos aos utilizadores em “resumos concisos e relevantes”, acompanhados de ligações para aprofundar a pesquisa na web.
Segundo a Google, esta Vista Geral de IA é já utilizada por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo - estava disponível para o mercado em língua inglesa, incluindo a Índia - e diferencia-se da interação com um chatbot pela forma como a informação é processada pelo modelo de linguagem de grande dimensão.
No coração da Vista Geral de IA encontra-se um modelo Gemini personalizado, que opera em conjunto com os sistemas de pesquisa existentes da Google, como os procedimentos de qualidade e das páginas consultadas, e o Google Knowledge Graph, que ‘molda’ os resultados apresentados, executando assim as tarefas tradicionais da “pesquisa”, identificando resultados relevantes do índice da Google para suportar a informação apresentada no resumo.
A Google afirma que, desta forma, a Vista Geral de IA oferece alta qualidade nas respostas geradas pela Inteligência Artificial, uma vez que os seus principais sistemas de classificação da web são integrados na experiência.
A funcionalidade foi construída para apresentar informações sustentadas pelos principais resultados da web e inclui ligações para conteúdo da net que suporta a informação apresentada no resumo. Os utilizadores podem usar estas ligações para aprofundar - e confirmar - a sua pesquisa.
Antes do lançamento da Vista Geral de IA, a Google afirma ter testado exaustivamente a experiência através do Search Labs, procurando compreender onde a IA generativa poderia ser mais útil.