Governo avança com apoio de 3,5 milhões para pescadores afetados pelo mau tempo

Este auxílio é direcionado aos armadores de embarcações de pesca e é considerado "merecido" pelo ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.
Governo avança com apoio de 3,5 milhões para pescadores afetados pelo mau tempo
Rui Miguel Pedrosa / Global Imagens
Publicado a

O Governo, através do Programa MAR2030, anunciou um apoio extraordinário de 3,5 milhões de euros para compensar as perdas de rendimento dos pescadores, resultantes das condições meteorológicas adversas.

Este auxílio é direcionado aos armadores de embarcações de pesca, agilizando o processo de análise e pagamento das candidaturas.

O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, afirmou que se trata de "um apoio merecido para os profissionais da pesca que se viram impedidos de exercer atividade, fruto das condições meteorológicas adversas que assolaram o país de forma avassaladora".

Para se qualificarem, as embarcações devem ter parado por um período de 30 dias ou mais entre 15 de novembro de 2025 e 20 de fevereiro de 2026 e registado perdas de 30% no volume de vendas em comparação com o ano anterior.

Devem também estar registadas na frota de pesca do continente e ter operado durante, pelo menos, 120 dias nos dois anos anteriores.

O apoio será calculado com base numa fórmula semelhante à utilizada durante a COVID-19, considerando 30 dias de paragem e o volume de vendas de 2025.

As candidaturas estão abertas até 27 de fevereiro de 2026 e serão analisadas por ordem de chegada, devendo a data de submissão coincidir com um dia de paragem de atividade.

Governo avança com apoio de 3,5 milhões para pescadores afetados pelo mau tempo
Governo lança ProMuseus extraordinário de um milhão de euros para apoio a equipamentos afetados por temporais

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt