Necessidades de financiamento do Estado são de 13 mil milhões

Segundo o IGCP, estratégia "centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública em euros nos mercados financeiros, com a realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro".
Necessidades de financiamento do Estado são de 13 mil milhões
Publicado a

As necessidades de financiamento líquidas do Estado em 2026 rondam os 13.000 milhões de euros, de acordo com o Programa de Financiamento da República Portuguesa divulgado hoje.

Segundo o documento do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, "a estratégia de financiamento para 2026 centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública em euros nos mercados financeiros, com a realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro (OT) para promover a liquidez e o eficiente funcionamento dos mercados primário e secundário".

No que diz respeito às OT, é esperado um montante de 24 mil milhões de euros obtido via emissão bruta de OT, "combinando sindicatos e leilões, prevendo-se a realização de 3 emissões sindicadas e 9 leilões".

Já no que diz respeito a Bilhetes do Tesouro (BT), a expectativa é que o financiamento líquido resultante da emissão de BT tenha um impacto de 5,1 mil milhões de euros.

"O IGCP manterá a realização de leilões mensais de BT na terceira quarta-feira de cada mês e, se se justificar, poderá também usar a primeira quarta-feira do mês", indica a agência que gere a dívida portuguesa.

Segundo o calendário indicativo para o primeiro trimestre de 2026, estão previstos leilões em 07 e 21 de janeiro, ambos com montante indicativo de 1.000 milhões de euros a 1.250 milhões de euros, em 18 de fevereiro, com montante indicativo entre 1.500 milhões e 1.750 milhões de euros e em 18 de março, com um montante entre 1.750 milhões e 2.000 milhões de euros.

O IGCP sinaliza ainda que, no próximo ano, pretende "dinamizar o programa de papel comercial (Euro Commercial Paper, “ECP”), bem como o programa Euro Medium Term Notes (EMTN), que permitirá explorar a emissão de títulos de curto e médio-longo prazo em diferentes moedas".

Necessidades de financiamento do Estado são de 13 mil milhões
IGCP reforça procedimentos de segurança das contas de aforro

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt