Web Summit: Portugal leva 178 'startups' à Web Summit destacando a inteligência artificial

Cimeira tecnológica e de empreendedorismo decorrerá de 10 a 13 de novembro, em Lisboa, e espera mais de 70 mil participantes.
Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa
Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory LisboaPaulo Alexandrino
Publicado a

A Unicorn Factory Lisboa, em conjunto com a Startup Portugal, vai levar à Web Summit 178 ‘startups’ portuguesas, sendo a inteligência artificial (IA) o setor em destaque nesta edição.

Em entrevista à Lusa, o presidente executivo da Unicorn Factory Lisboa, Gil Azevedo, revelou que a IA tem o “principal destaque”, sendo que “todas as ‘startups’ hoje em dia acabam por incorporar a inteligência artificial de uma forma ou de outra”.

Além da IA, Gil Azevedo destacou os setores da saúde e da educação como atividades nas ‘startups’ portuguesas representadas na Web Summit, ‘cimeira’ tecnológica que começa na segunda-feira, em Lisboa.

Das empresas portuguesas que vão marcar presença, Gil Azevedo revelou que 63 serão levadas pela Unicorn Factory e 115 pela Startup Portugal.

Das empresas levadas pela Unicorn Factory cerca de 30% são lideradas por mulheres.

O presidente executivo (CEO) destacou a Lampsy como uma das ‘startups’ mais promissoras, cujo produto consiste num candeeiro inteligente capaz de detetar ataques de epilepsia.

Gil Azevedo avançou também que a Unicorn Factory foi contactada por 25 delegações internacionais para virem a Lisboa conhecer o projeto e demonstra expectativas positivas em relação ao evento.

“Temos mais de 25 delegações internacionais que nos pediram para vir conhecer o nosso projeto, o projeto Unicorn Factory Lisboa, e conhecer o ecossistema da cidade e, portanto, a nível de grandes números temos uma expectativa muito positiva em relação à Web Summit”, disse.

O CEO defendeu ainda que a Web Summit vai trazer grandes resultados para o ecossistema da inovação em Portugal.

“O primeiro resultado vai ser este palco que vamos poder dar às ‘startups’ portuguesas de conseguirem ter aqui contactos a nível internacional, quer com investidores, quer com novos mercados, quer com empresas internacionais”, afirmou.

Gil Azevedo ressalvou ainda a importância do evento para afirmar Portugal perante outras partes do mundo no que toca à inovação e à sua importância para o crescimento económico das nações.

“Cada vez mais a inovação é essencial para o futuro económico dos países e, portanto, termos um evento da dimensão da Web Summit permite destacar o papel de Portugal de uma forma muito evidente face a outras geografias”, reiterou.

A Web Summit decorrerá de dia 10 a dia 13, em Lisboa, e espera mais de 70 mil participantes.

Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa
Web Summit anuncia cinco primeiros oradores da edição de 2025

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt