
Eliminiar as portagens nas antigas Scut do Interior e do Algarve terá um custo de mais de 100 milhões de euros, segundo revelou Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), em entrevista ao Negócios e Antena1.
A medida foi prometida por Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, no caso de vencer as eleições legislativas de 10 de março
Na entrevista, Miguel Cruz recorda que eliminar as referidas portagens é uma possibilidade há muito considerada, pelo que "as contas já foram feitas, podendo ascender aos 113 milhões de euros".
Caso a medida se concretize, o gestor admite que a IP terá de ser compensada dor essa perda de receita, nomeadamente através de aumentos de capital.
Na mesma entrevista, Miguel Cruz falou sobre as concessões rodoviárias que nos próximos anos vão chegar ao final dos prazos, como é o caso da Lusoponte que termina em 2030, afirmando que esse assunto tem sido estudado e que já tem propostas.
"Há várias alternativas. Agora isso implica uma decisão política", afirma o presidente da da empresa citado pelo Negócios, admitindo que a hipótese de "voltar a haver concessões ou a IP subconcessionar com modelos de concessão diferentes".
De acordo com o Negócios, Miguel Cruz especifica: "Não podemos olhar para todas as concessões e pensar que a solução no futuro deve ser exatamente a mesma".