
Contudo, se compararmos com o mês de fevereiro do ano anterior, vemos que o consumo televisivo aumentou +2.0%. Entre os canais FTA (RTP1, SIC e TVI), em fevereiro, todos registam uma diminuição do share. A TVI com um share de 15.3% (-0.2p.p. vs. janeiro) mantem a liderança, seguida da SIC que com um share de 13.7% (-1.0p.p. vs. janeiro) ocupa a 2ª posição, tendo sido o canal que verificou a maior diminuição depois de no último mês com a transmissão da final four da taça da liga ter registado bons níveis de audiência. A RTP1 ficou na 3ª posição com um share de 11.0% (-0.3p.p. vs. janeiro). As tipologias dos Cabo e “Outros” (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming ou consolas), foram as mais beneficiadas durante o mês de fevereiro tendo-se verificado um aumento de +1.5p.p. e +0.3p.p., respetivamente.
No mês de fevereiro o crescimento do PAY TV (+1.5p.p. vs. janeiro) deveu-se sobretudo ao aumento dos canais de informação (CMTV, CNN Portugal, SIC Notícias e News Now) com destaque para a CMTV que foi o que regista o maior aumento, reforçando assim a posição de canal preferido dos portugueses no cabo. Instabilidade política e funeral de Pinto de Costa contribuíram para este crescimento. No caso da CMTV, da CNN Portugal e do Now o dia 17 de fevereiro (marcado pelo funeral de Pinto da Costa e por um sismo na região de Lisboa) foi o dia do mês em que registaram o share mais elevado. Para além destes canais, destaque ainda para o STAR Movies (+0.2p.p.) que subiu assim ao top10 dos canais do cabo mais vistos do mês.
TOP 20 – Programas mais vistos em fevereiro 2025
Em fevereiro, o programa mais visto do mês foram os jogos da Taça de Portugal (Benfica x Braga e Gil Vicente x Sporting). Ambos os jogos registaram níveis de audiência idênticos, contudo foi o Benfica x Braga aquele que registou maior audiência. O jogo contou com uma audiência média de 1 milhão e 487 mil telespetadores (vs. 1 milhão e 457 mil do Gil Vicente x Sporting), o que representou um share de 28.4% (vs. 28.2% do Gil Vicente x Sporting). Na 2ª posição ficou o “Isto é Gozar com quem Trabalha”, apresentado por Ricardo Araújo Pereira, com uma audiência média de 985 mil telespetadores o que representou um share de 18.2%. O Preço Certo com uma audiência média de 922 mil telespetadores e um share de 20.1% completa o pódio de programas mais visto do mês. A gala do 32º aniversário da TVI surge na 4ª posição com uma audiência média de 912 mil telespetadores e um share de 24.3%.
Em relação às audiências por período horário, no mês de fevereiro, a SIC liderou apenas durante o período do almoço com a transmissão do “Primeiro Jornal” com 20.4% de share (vs. 17.8% da TVI). RTP1 liderou apenas durante o pré-prime com a transmissão do programa “Preço Certo” com um share de 15.8% (vs. 14.6% da TVI). Nos restantes períodos (manhã, tarde, prime-time e late night) a TVI liderou, no entanto, o destaque vai para o período do prime-time que a TVI recupera depois da SIC ter levado a melhor durante o mês de janeiro. É no segundo prime-time que a TVI consegue uma maior diferença face à SIC (16.1% da TVI vs. 14.9% da SIC).