
A BNP Paribas Cardif concluiu a aquisição da AXA IM e assinou uma parceria de longo prazo com o Grupo AXA para gestão de parte significativa dos seus ativos, anunciou esta quarta-feira o grupo segurador francês, sem adiantar valores do negócio.
“Esta operação, anunciada a 01 de agosto de 2024, permitirá ao Grupo BNP Paribas criar uma plataforma de gestão de ativos de referência na Europa, com mais de 1,5 biliões de euros em ativos sob gestão confiados pelos seus clientes”, refere o BNP Paribas, em comunicado.
Adicionalmente, o grupo apontou que este negócio vai posicioná-lo como “líder europeu na gestão de poupanças de longo prazo para seguradoras e fundos de pensões, com cerca de 850 mil milhões de euros”.
Segundo a mesma nota, estão já em funcionamento grupos de trabalho conjuntos com as equipas da AXA IM, para desenvolver um plano comum para a oferta e serviços, que será submetido às instâncias representativas dos trabalhadores.
O projeto de fusão das entidades legais da AXA Investment Managers (IM), BNP Paribas AM e BNP Paribas REIM, que dará origem à nova plataforma detida pela BNP Paribas Cardif, encontra-se atualmente em fase de consulta com os representantes dos trabalhadores.
As atividades de gestão de ativos do Grupo BNP Paribas serão lideradas pelo presidente executivo do BNP Paribas AM, Sandro Pierri, enquanto as atividades de gestão de ativos do grupo vão ser da responsabilidade do atual presidente executivo da AXA IM, Marco Morelli.
Do ponto de vista financeiro, o grupo espera um aumento das receitas superior a 5% até 2026 e o retorno sobre o capital investido superior a 14% no terceiro ano (2028) e superior a 20% no quarto ano (2029).
Em 2024, o BNP Paribas Cardif registou um lucro de 1.600 milhões de euros em 2024, mais 13% do que no ano anterior.