A TAP poderá ser forçada a imobilizar 29 aviões da sua frota de médio curso já a partir da meia-noite deste sábado, 29 de novembro, depois de a Airbus ter determinado a atualização urgente de software em seis mil aeronaves da família A320, o modelo mais utilizado pela transportadora aérea portuguesa."A Airbus reconhece que estas recomendações causarão perturbações operacionais aos passageiros e clientes", explicou a empresa, em comunicado."Pedimos desculpa pelo incómodo causado e trabalharemos em estreita colaboração com os operadores, mantendo a segurança como a nossa prioridade absoluta e primordial", acrescentou.A TAP, que tem 29 aeronaves A320 num universo de 99 aparelhos que asseguraram a maioria das ligações de médio curso, diz estar a acompanhar a situação. "Estamos a acompanhar a situação, como sempre tendo como prioridade máxima a segurança dos nossos passageiros e tripulações", refere a transportadora portuguesa em comunicado.A medida também terá efeitos na circulação dos aviões da Azores Airlines.A ANA Aeroportos, citada pela SIC, indica que "está em contacto com as companhias aéreas para conhecer o impacto que esta atualização de software terá na programação de voos para os próximos dias", aconselhando os passageiros com voos agendados para aguardar por informações por parte de cada companhia aérea.Em causa está um incidente relacionado com radiação solar intensa, que pode corromper dados críticos para o funcionamento dos sistemas de controlo de voo. A Airbus, que constrói e fornece esses aparelhos, alertou para a necessidade urgente de atualizar o software, admitindo que a operação, embora relativamente rápida, terá um impacto significativo na atividade de inúmeras companhias aéreas.Para a maioria das aeronaves, a atualização do software da versão anterior demorará "algumas horas". Mas, para cerca de mil aeronaves, implicará a troca do hardware do computador, "o que levará semanas", revelou à agência France-Presse (AFP) fonte ligada ao processo.A empresa francesa reconheceu que a escala da intervenção deverá provocar perturbações tanto para os operadores como para os passageiros.Esta decisão foi tomada tendo em conta um episódio ocorrido a 30 de outubro, durante um voo da JetBlue entre Cancún, no México, e Newark, perto de Nova Iorque, quando uma aeronave teve de realizar uma aterragem de emergência em Tampa, na Florida.A análise do incidente "revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados essenciais para o funcionamento dos controlos de voo", informou a empresa europeia. O incidente envolve um dispositivo - ELAC - Elevator Aileron Computer - fabricado pela Thales.Este fornecedor da Airbus esclareceu à AFP que não era responsável pelo problema: "A funcionalidade em causa é suportada por um software que não é da responsabilidade da Thales", garantiu.A Airbus não especificou qual a empresa que concebeu e atualiza este software.O incidente ocorreu durante a fase de cruzeiro quando, sobre o Golfo do México, a aeronave se inclinou subitamente para baixo sem qualquer intervenção dos pilotos.Os pilotos iniciaram a descida e aterraram a aeronave. Os bombeiros de Tampa relataram aos meios de comunicação norte-americanos que alguns passageiros ficaram feridos.A JetBlue, contactada pela AFP para comentar o incidente, não respondeu, enquanto a companhia aérea rival American Airlines indicou que já tinha iniciado a atualização do seu software de navegação depois de ter recebido a notificação esta sexta-feira.Também a rival norte-americana United Airlines afirmou que não foi afetada pelo defeito, sem adiantar mais pormenores, embora opere várias aeronaves A320.A Iberia, parte do grupo IAG, confirmou que está a trabalhar para realizar as "alterações necessárias" nas suas aeronaves A320 em segurança e garantiu que as operações de sábado não serão afetadas por esta situação.Fontes da Iberia citadas pela agência Efe confirmaram que a Airbus notificou as companhias aéreas que operam o A320 sobre a necessidade de atualizar o software de parte da frota, após detetar um incidente num programa de controlo de voo provocado pela exposição à luz solar.A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) indicou em comunicado que foi informada da situação pela Airbus.O Airbus A320, que entrou ao serviço em 1988, é a aeronave mais vendida no mundo. Em setembro, a Airbus destronou o Boeing 737, o jato de corredor único da fabricante norte-americano Boeing, cuja primeira unidade foi entregue em 1968.No final de setembro, a Airbus tinha entregado 12.257 aviões A320 (incluindo versões de classe executiva), em comparação com 12.254 Boeing 737.