Greve nos bares dos comboios de longo curso com adesão total, diz sindicato

Trabalhadores querem que a carga horária seja respeitada, o pagamento do trabalho ao sábado e domingo "com um acréscimo de 25%" e do subsídio de refeição diário "de 11,50 euros e 13 euros".
Greve nos bares dos comboios de longo curso com adesão total, diz sindicato
D.R.
Publicado a

Os trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso cumprem esta terça-feira, 30, o 17.º dia de greve em nove meses, com adesão de 100%, segundo o sindicato, que acusa a empresa que explora o serviço de incumprir o Acordo de Empresa.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte salientou que os trabalhadores estão em luta para que o Acordo de Empresa seja cumprido, nomeadamente em “escalas de horários que respeitem a carga horária de 8 horas diárias e de 35 horas semanais”, “pagamento do trabalho ao sábado e domingo com um acréscimo de 25%” e “pagamento do subsídio de refeição diário de 11,50 euros e 13 euros”.

Além disso, os trabalhadores reivindicam também o “pagamento das diuturnidades no valor de 20 euros de cada”, “pagamento dos prémios de responsabilidade e subsídio de transporte”, bem como “aumentos salariais dignos para 2026”.

“O ITAU que explora o serviço de refeições dos bares dos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades desde abril de 2025, recusa-se a cumprir o Acordo de Empresa (AE) em vigor”, rematou o sindicato.

A empresa ITAU foi contactada, mas até ao momento não deu resposta.

Greve nos bares dos comboios de longo curso com adesão total, diz sindicato
Trabalhadores dos bares dos comboios da CP em greve a partir de hoje

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt