Gabriel BOUYS/AFP
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"Não passes cartão à fraude". Associação Portuguesa de Bancos lança campanha de sensibilização

O objetivo passa por sensibilizar para práticas fraudulentas que colocam em riscos as contas bancárias. Desde o envio de mensagens fraudulentas ao roubo de identidade, a sofisticação aumenta.
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Os mecanismos de fraude tornam-se cada vez mais avançados e ameaçam as contas bancárias de qualquer utilizador. Por isso, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) lançou uma campanha para sensibilizar os portugueses.

“Não passes cartão à fraude” é o nome da iniciativa, que visa alertar para os principais riscos de fraude. Em causa está o objetivo de aumentar vertentes como "a literacia financeira e digital", em prol de comportamentos mais responsáveis. A campanha dedica-se, sobretudo, ao combate a três tipos de práticas fraudulentas.

É o caso do phishing (envio de mensagens com links maliciosos, que servem para roubar dados pessoais), spoofing (falsificação de números de telefone, endereços de e-mail ou sites, para fazer parecer que é legítimo um contacto no qual se pede dinheiro ou dados sensíveis) e roubo de identidade (a utilização de dados pessoais roubados para agir em nome da vítima, de forma a abrir contas, pedir créditos ou realizar operações.

O objetivo da APB passa por incentivar à verificação da origem de mensagens e chamadas, assim como à não partilha de dados confidenciais e à confirmação dos contactos do banco, através dos canais oficiais.

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