Entre janeiro e julho de 2022, as vendas de veículos 100% elétricos na Europa ultrapassaram as 750.000 unidades, demonstrando que este tipo de automóveis voltou a ser o mais resiliente num mercado que, afetado pelas crises da Covid-19 e da falta de semicondutores, apresentou grandes limitações no crescimento..No ano passado, o estatuto de "best-seller" foi reclamado pelo Tesla Model 3, com um total de 141.221 unidades entregues no Velho Continente, seguido do Renault Zoe, o utilitário que em 2020 conquistou o título de veículo elétrico mais vendido na Europa..A Dacia propôs-se a um desafio ambicioso: conceber um veículo de baixo custo capaz de ajudar a democratizar a mobilidade elétrica. A equação tende a não ser fácil, pois os custos de produção e das baterias elétricas ainda não estão a par do que se espera num modelo de combustão, mas o Spring é um exemplo de uma tarefa bem-sucedida sem exageros e com a habitual robustez da marca romena. É o automóvel elétrico mais barato à venda em Portugal e o 10.º mais vendido na Europa..O Kauai é um crossover com ambições de SUV, cujo tamanho está entre os maiores do segmento "B". Sofreu um restyling recente e o design diferenciador do exterior está agora mais apurado. A versão de acesso à gama tem um motor de 100 kW (136 cv), tração dianteira e uma bateria de 39 kWh, o que, segundo a marca permite uma autonomia de 305 km (WLTP)..Atualmente na segunda geração, o Kia e-Niro continua a ser um sucesso comercial, com uma gama muito similar à do Hyundai Kauai EV. Disponível nas versões de 136 ou 204 CV de potência, crossover coreano pode percorrer até 455 km entre cargas e a velocidade máxima é de 167 km/h..Desde o lançamento, em 2012, o Renault Zoe está no topo das fileiras de vendas de veículos elétricos na Europa. Possui dois níveis de potência (110 e 135 CV) e dois módulos de baterias diferentes (40 e 50 kWh), com uma autonomia de até 390 quilómetros entre carregamentos..Não sendo o modelo com números de autonomia mais convincentes, a performance comercial do 208 elétrico impressiona. O motor com 136 CV de potência é alimentado por bateria com 50 kWh de capacidade, para até 362 quilómetros livres de emissões..O primeiro elétrico da marca checa do Grupo VW está a conseguir impor-se pela fórmula de racionalidade: habitabilidade acima da média, equipamento de conforto e de apoio à condução com autonomia de até 520 quilómetros sem parar para carregar baterias..O Volkswagen ID.4 está à frente de Q4 e-tron e Enyaq, automóveis com que partilha a plataforma MEB, a maioria dos componentes e motores. Com a bateria de maior capacidade (77 kWh), está disponível com potências de 174, 204 ou 299 CV, anunciando até 514 quilómetros entre recargas..Surpresa, ou talvez não, o terceiro veículo elétrico mais vendido na Europa chama-se 500. O utilitário da Fiat que continua a convencer os clientes com a sua imagem retro futurista marcante, e com autonomia para até 320 quilómetros, está disponível com motor de 95 ou 118 cv..O Tesla Model 3 perdeu a liderança para o modelo na gama com o formato da moda, mas mantém credenciais mais impressionantes que o SUV. Entre elas, um valor de autonomia referencial de 602 quilómetros entre carregamentos..O carro elétrico mais vendido na Europa é o Tesla Model Y, SUV com capacidade para arrumar até sete ocupantes no seu habitáculo, podendo percorrer até 533 quilómetros com uma carga na versão Long Range, enquanto a variante Performance anuncia 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos..Para saber mais clique aqui: www.motor24.pt