
Presidente e fundador do grupo Mekkin, que detém as marcas Blocotelha, Cabopol e Poligreen, Artur Meneses iniciou a carreira de empresário em 1974, como sócio-gerente da empresa Meneses & Filhos, Lda., escreve o jornal Região de Leiria. Atualmente, as empresas do grupo têm presença em Espanha, Reino Unido, Marrocos, Sérvia, França entre outros mercados.
"É uma perda irreparável e difícil de aceitar", afirma o presidente da Câmara de Porto de Mós em declarações ao "Jornal de Leiria", que adianta ainda que a perda do empresário é "difícil de contextualizar" e que, havendo "muitos adjetivos para classificar" o empresário, estes "nunca seriam suficientes".
"Faleceu um dos maiores empresários de Leiria e de Portugal, um homem discreto, determinado e visionário, cuja trajetória exemplar marcou o tecido empresarial nacional e deixou um legado inspirador para as gerações futuras", disse por sua vez o empresário Marco Galinha, presidente do grupo BEL (acionista de referência da Global Media, empresa proprietária do DN e do Dinheiro Vivo).
Artur Meneses, que em 2010, foi condecorado pelo então Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial – Classe do Mérito Industrial, criou um dos maiores grupos exportadores da região e era considerado um líder próximo e atencioso para os seus funcionários.
Era pai de Luís Meneses, CEO da Mekkin, e de Rita Meneses. A gestora lidera a Cabopol e, em 2017, foi distinguida com o prémio "Jovem Empresário powered by Dinheiro Vivo", um dos galardões dos Prémio Jovem Empreendedor, uma iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).
Ainda não se sabe quando será o funeral do empresário.