Fatura da energia: comece já hoje a poupar

As soluções para reduzir a fatura da luz e do gás natural passam por repensar consumos e comparar constantemente tarifários. E há um operador que desceu, este mês, os seus preços.
Publicado a

O contexto socioeconómico que vivemos tem obrigado muitos portugueses a olhar para o orçamento com outros olhos para perceber ao máximo onde é que podem reduzir. Com as despesas fixas a serem uma das obrigações com maior peso, todos os cêntimos poupados são uma vitória. A fatura da eletricidade e do gás natural são um exemplo disto: adotar comportamentos mais sustentáveis em casa é um dos caminhos para consumos reduzidos. Outro caminho é escolher um fornecedor de energia com preços competitivos.

A Galp atualizou os preços da eletricidade e do gás natural este mês, com descidas médias de 15% e 27%, respetivamente. Se é cliente Galp, esta redução já irá estar refletida na sua próxima fatura. E se não for cliente Galp, aí tem a primeira dica de poupança: faça a alteração de fornecedor. A título de exemplo, para um casal com filhos, potência contratada de 6,9 kVA e consumo médio de 218 kWh por mês, a redução média de 15% na eletricidade traduz-se numa poupança de 6,20 euros por mês, sem IVA e taxas. Já no gás natural, no segundo escalão e com um consumo médio de 284 kWh por mês, a atualização vai traduzir-se numa poupança de 15,01 euros por mês, sem IVA e taxas.

A Galp já tinha descido em 11% os preços da eletricidade para as famílias e pequenas empresas no início do ano, o que se traduziu em descidas de entre três e seis euros no consumo médio de uma família com dois filhos. No entanto, as vantagens não ficam por aqui: há uma variedade de planos que conciliam outros benefícios a preços muito competitivos. É o caso do Casa & Estrada, para quem quer poupar na eletricidade e em combustível, que oferece descontos até 12% na fatura da energia, até 10 cêntimos por litro em combustível Galp, três euros na aquisição de recargas de garrafas de gás e vantagens nas plataformas Uber e Uber Eats.

Para quem quer poupar na eletricidade, no combustível e nas compras de casa, existe o Galp & Continente, que oferece até 14% acumulado em Cartão Continente, 14 cêntimos por litro em combustível Galp em Cartão Continente, 5% na aquisição de garrafas de GPL exclusivo nas lojas Continente e vantagens nas plataformas Uber e Uber Eats. Por fim, quem quiser poupar na eletricidade e no carregamento do carro, pode aderir ao plano Mobilidade Elétrica & Solar, com 25% desconto na eletricidade em vazio, 16% nos pontos de carregamento elétrico pagos, três euros na aquisição de recarga de garrafas GPL e vantagens nas plataformas Uber e Uber Eats.

Melhores consumos para maiores poupanças

Depois de escolhido o plano mais vantajoso para o seu caso, chega a hora de olhar para os consumos e, especialmente, para os aparelhos eletrónicos que tem em casa. Assim, nunca os deixe em stand by: equipamentos como televisões, computadores, máquinas de lavar, micro-ondas têm de ser desligados da corrente para garantir que não ficam a consumir energia.

Apague as luzes das divisões vazias e instale lâmpadas mais eficientes como as LED que, para além de mais intensas do que as incandescentes, permitem economizar até 90% da eletricidade. Por fim, escolha tarifários bi-horários e aproveite a altura em que a energia é mais barata para lavar e secar roupa, lavar louça ou até carregar o carro elétrico.

Aliás, é no campo da mobilidade elétrica que os tarifários da Galp se destacam: com as alterações de preço, os carregamentos fora do vazio passarão a custar 0,2030 euros por kWh (contra os atuais 0,2394 euros por kWh) e os carregamentos no período de vazio passarão a custar 0,1763 euros por kWh (contra os atuais 0,2079 euros por kWh). Na prática, o preço por 100 quilómetros descerá para 3,36 euros, contra os atuais 3,96 euros. Estes valores não incluem IVA.

Na hora de poupar, estar informado e esclarecido é um dos passos mais importantes: compare tarifários e escolha as opções mais vantajosas, com a certeza de que a Galp será sempre a parceira ideal de poupança em tempos como estes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt