Mediaweb aposta na IA para criar experiências digitais mais intuitivas e personalizadas

Com aplicação em setores como banca, seguros e retalho, a solução AI Driven UX já está a ser utilizada por clientes nacionais e internacionais da empresa de Leiria.
Nelson Rodrigues, à direita na imagem, com Ricardo Luiz (ao centro) e Gonçalo Neves
Nelson Rodrigues, à direita na imagem, com Ricardo Luiz (ao centro) e Gonçalo Neves
Publicado a

A Mediaweb acaba de lançar o AI Driven UX, um novo serviço que combina Inteligência Artificial (IA) e design para criar experiências digitais mais inteligentes e personalizadas. Com aplicação em setores como banca, seguros e retalho, a solução já está a ser utilizada por clientes nacionais e internacionais. A empresa, especializada em User Experience (UX) e Low-Code, aposta na automatização e personalização para tornar interações mais fluídas e eficientes. O serviço será liderado por Ricardo Luiz e Gonçalo Neves, reforçando o posicionamento da empresa de Leiria na inovação digital.

Com este novo serviço, a Mediaweb garante que a Inteligência Artificial aplicada ao UX melhora a experiência do utilizador sem comprometer a simplicidade e usabilidade das interfaces digitais. O cofundador e head of Services da Mediaweb, Nelson Rodrigues, explica ao Dinheiro Vivo que a IA não complica a interface, mas antes simplifica-a. “Ao integrar IA no UX design, eliminamos a sobrecarga de interações desnecessárias, mantendo a interface clara, fluida e eficiente”, considera. “Em vez de obrigar o utilizador a percorrer processos manuais complexos, a IA automatiza tarefas em segundo plano através de workflows inteligentes, deixando na interface apenas as interações onde a validação humana é realmente necessária”, acrescenta.

Além disso, a IA permite uma abordagem mais eficiente não só para os utilizadores finais, mas também internamente no design e desenvolvimento das soluções, resultando em experiências mais otimizadas e personalizáveis.

A Mediaweb partilha que já tem um caso de sucesso onde a IA foi aplicada ao suporte ao cliente sem comprometer a experiência do utilizador. “O desafio deste cliente era reduzir o tempo de resposta da equipa interna, sobrecarregada com pedidos repetitivos”, explica Nelson Rodrigues. “Para resolver isto, desenvolvemos um Chatbot Inteligente com Dados Privados, projetado com base em princípios de UX/UI para garantir interações naturais e eficientes. Criámos uma interface intuitiva, com respostas claras e contextualizadas, reduzindo a necessidade de intervenção humana e permitindo que a equipa se focasse em casos mais estratégicos.”

Além do chatbot, a empresa de Leiria está também a desenvolver um sistema de atendimento telefónico por IA. O objetivo é manter um tom de voz natural, interpretar pedidos com precisão e apresentar soluções de forma fluída, eliminando menus complexos, conforme explicam ao Dinheiro Vivo. Este sistema também permite a marcação automática de compromissos, integrando-se com o calendário interno da empresa.
“O impacto foi significativo: a experiência tornou-se mais fluida e acessível, com uma navegação intuitiva que reduziu frustrações e melhorou a adoção da tecnologia”, avança Nelson Rodrigues. “Ao alinhar design, usabilidade e IA, conseguimos não apenas automatizar processos, mas também criar um suporte ao cliente mais rápido, acessível e eficaz, sem comprometer a simplicidade da interface.”

O Low-Code já acelerava o desenvolvimento de software, mas a integração com IA está a levar essa eficiência a um novo nível. “Um excelente exemplo disso é o Mentor, da OutSystems, que permite criar aplicações a partir de simples requisitos em texto”, exemplifica o cofundador da Mediaweb. “O futuro da personalização UX passa por experiências mais intuitivas e sem fricção, onde o utilizador expressa a sua intenção em linguagem natural e a IA traduz-la em ações automatizadas.”

Especializada no desenvolvimento de soluções em contextos Low-Code, a Mediaweb conta com mais de 18 anos de experiência a desenhar experiências digitais. Com uma equipa de cerca de 50 profissionais, a empresa de Leiria tem vindo a desenvolver projetos para setores como banca, seguros, saúde e retalho, entre outros, em geografias como Estados Unidos, Reino Unido e Médio Oriente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt