
Unicórnio português da área da saúde Sword Health, avaliado em três mil milhões de dólares, anunciou esta quinta-feira um reforço importante na sua expansão no Reino Unido, com a aquisição da primeira clínica digital do mundo dedicada a cuidados pré e pós-cirúrgicos em casa. “A solução da Surgery Hero permite-nos alargar a nossa plataforma AI Care, introduzindo uma abordagem inovadora na gestão de doentes que necessitam de cuidados cirúrgicos”, explica Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health, numa publicação na rede social LinkedIn, onde destaca com grande entusiasmo que a empresa começou o ano da “melhor maneira”.
A Surgery Hero já está a colabora com 18 entidades do Serviço Nacional de Saúde britânico, que atendem um total de 10 milhões de pessoas, e está a expandir-se rapidamente. Com esta aquisição, a Sword Health pretende contribuir ativamente para combater as longas listas de espera para cuidados musculoesqueléticos e custos de saúde elevados no Reino Unido.
“A experiência da Surgery Hero em pré-habilitação, que visa preparar o paciente física e mentalmente antes de um procedimento cirúrgico, melhorando os resultados pós-operatórios e facilitando a sua recuperação, alinha-se perfeitamente com a plataforma de AI Care da Sword, que passa a integrar também esta área”, explica em comunicado a unicórnio portuguesa. “O produto da Surgery Hero passará a fazer parte da plataforma da Sword Health, juntando-se às suas atuais sete soluções que resolvem problemas diferentes do espectro da dor.” A startup liderada por Virgílio Bento a partir dos escritórios do Porto, adianta ainda que a equipa da empresa britânica será integrada na Sword.
“Adquirir a Surgery Hero é um mais um passo fundamental para cumprir a nossa missão de libertar o mundo da dor”, afirma Virgílio Bento, que tem neste momento os Estados Unidos como principal mercado da Sword Health. “O Reino Unido enfrenta uma crise de dor crescente, exacerbada pelo acesso limitado a cuidados de saúde de qualidade. A plataforma de AI Care da Sword remove barreiras como os longos tempos de espera e as deslocações exigidas, possibilitando acesso imediato ao tratamento e garantindo que todos os pacientes recebem os cuidados de que precisam, quando e onde precisam”, explica no mesmo comunicado.
No LinkedIn, Virgílio Bento acrescenta que esta aquisição reforça a estratégia de expansão global da Sword, permitindo “capacitar equipas locais que compreendem profundamente as idiossincrasias e nuances únicas do sistema de saúde de cada país”.