
Os festivais de música e as festividades dos Santos Populares impulsionaram a operação do Alojamento Local em Lisboa e no Porto no início do verão. Em maio e junho, as ocupações nas grandes cidades atingiu os 90% com um preço médio por noite de 90 euros, divulgou esta quarta-feira, 11, a GuestReady. A empresa, que gere mais de mil alojamentos locais (AL) em Portugal, destaca um crescimento da atividade no primeiro semestre do ano com mais três mil reservas face ao mesmo período de 2023.
Olhando para a capital, os concertos da cantora norte-americana, Taylor Swift, no final de maio, deram gás ao início da época alta. Logo depois, as comemorações do Santo António, celebrado a 13 de junho, impulsionaram os preços médios por noite, que atingiram os 100 euros. Já o Rock in Rio, que se realizou nos fins de semana de 15 e 16 e 22 e 23 de junho, fez as tarifas disparar para os 120 euros por noite.
Na Invicta, o festival Primavera Sound, que aconteceu entre 6 e 8 de junho, e os festejos do São João, a 24 de junho, puxaram o preço médio por noite para os 90 euros.
“O mercado do turismo em Portugal continua a recuperar e deverá voltar a crescer este ano. Os eventos tradicionais e culturais, como a comemoração dos Santos Populares ou os festivais de música, geram sempre uma maior procura e um aumento generalizado dos preços dos alojamentos,” enquadra, em comunicado, Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal.
O responsável destaca as boas perspetivas para as próximas semanas com vários festivais de música a alavancar a operação de verão. São exemplos o NOS Alive (Algés), o MEO Kalorama (Lisboa), o Super Bock Super Rock (Sesimbra) e o MEO Marés Vivas (Porto) que "deverão causar também impacto nas unidades de alojamento local dessas zonas, com maior procura e ocupação".
"Apesar dos eventos que geram um apelo especial, Lisboa e Porto são cidades procuradas o ano inteiro devido aos pontos turísticos de interesse. Mas os meses de verão trazem uma procura redobrada por todo o tipo de unidades no país, sobretudo as que têm piscina, estão perto da praia, do rio ou na montanha, ou que são aptas para famílias e grupos grandes", aponta a empresa.