A Fladgate Still & Sparkling Wines é a nova divisão do grupo The Fladgate Partnership (TFP) que, após mais de 300 anos a produzir vinho do Porto, com marcas como a Taylor’s, Croft e Fonseca, comprou a Ideal Drinks, com propriedades nas regiões dos Vinhos Verdes, do Dão e da Bairrada, rendendo-se à produção de vinhos tranquilos..A estes acrescentou, já este ano, a duriense Quinta do Portal. No total, tem agora 250 hectares destinados à produção de vinhos tranquilos “de elevada qualidade”, que se juntam aos 700 hectares de vinhas durienses para os seus “Porto”. Uma área que Adrian Bridge, CEO do grupo, espera que contribua com oito milhões de euros de vendas já este ano, 12 milhões no próximo e 20 milhões em 2026..“Houve sempre a expectativa que entrássemos nos vinhos de mesa no Douro, mas sempre dissemos que precisávamos das uvas das nossas quintas para acompanhar o crescimento das vendas das categorias especiais [de vinho do Porto], e acreditamos que elas vão continuar a crescer. Mas também é verdade que as necessidades de capital do negócio, com os custos todos a subirem e o custo do dinheiro ainda mais, obrigada a repensar tudo..E, entretanto, surgiu esta proposta para a compra da Ideal Drinks, que aceitámos”, explica Adrian Bridge, dando ainda conta da procura crescente, por parte dos seus distribuidores internacionais, de vinhos tranquilos, a que agora consegue dar resposta com uma oferta alargada de vinhos, espumantes e moscatéis. .A internacionalização destas marcas é o grande desafio, mas o grupo acredita que, já este ano, a Fladgate Still & Sparkling Wines terá 30% das suas vendas nos mercados internacionais, embora Adrian Bridge reconheça que os negócios estão difíceis. “Há muito vinho no mundo e muita instabilidade”, diz..Definido está que a integração da Quinta do Portal, que se situa em Celeirós, freguesia do município de Sabrosa, e conta com uma moderna adega desenhada por Siza Vieira e um pequeno hotel, levará a uma reorganização da área de enologia na zona do vale do Pinhão, com a criação de um novo centro de vinificação de alta qualidade no Portal, promovendo “economias de escala e eficiência” com outras das propriedades que o grupo detém na região..O investimento imediato rondará um milhão de euros, não estando ainda devidamente contabilizado quanto irá custar o novo centro de vinificação. E embora não preveja novas compras - “é natural que nos surjam outras propostas, para as quais olharemos com atenção” - Adrian Bridge admite, no entanto, que o grupo está à procura de “mais sete ou oito hectares” à volta da Quinta do Portal, para fazer plantação de vinha, algo que mostra vontade de fazer também nos Verdes, designadamente, reforçando a área de Alvarinho, em Monção, onde tem a Quinta da Pedra, que foi palco, nesta sexta-feira, da apresentação dos novos vinhos, celebrando o solstício de verão..“Precisamos, sobretudo, de apostar no relançamento destes vinhos no mercado, com mais visitas, mais provas, mais mostras. Não sei dizer quanto vamos investir, teremos que fazer o necessário para ter sucesso”, diz o gestor, que acredita que o crescimento do turismo trará frutos, a médio e longo prazo, nas vendas dos vinhos portugueses.