
O Grupo de Partilha e Discussão SHARING KNOWLEGDE - que integra mais de 1000 gestores, académicos e outros especialistas e que celebra 5 anos de atividade - realizou no Convento da Arrábida o seu Encontro da Primavera para abordar o tema muito atual do papel da Europa num Mundo Novo que se encontra em acelerada mudança estratégica.
Na sua intervenção inicial, o politólogo António Costa Pinto alertou para a profunda alteração que os sistemas democráticos ocidentais estão a ter nos últimos anos, de que eleição de Trump nos EUA foi o expoente máximo - a nova ordem mundial passou a ter um novo contexto estratégico, com novas opções de política económico e novos modelos de organização da sociedade, com grandes impactos no processo de integração e de criação de valor.
A Europa passou, segundo o antigo governador do Banco de Portugal Carlos Costa, a estar numa encruzilhada em termos da sua organização interna e do seu contexto de articulação com os outros blocos mundiais, com particular destaque para a os EUA. Impõe-se, como destacou Tiago Pitta e Cunha, Gestor da Fundação Oceano Azul, um novo sentido de propósito para a Europa, que tem que ser refundada e encontrar uma nova agenda de mobilização das instituições e dos cidadãos para o futuro que aí vem.
As organizações - empresas e universidades - terão um papel crítico neste processo de mudança em que a tecnologia e a AI vão ser os aceleradores do processo de inovação e competitividade, referiu, por sua vez, a Presidente da Accenture Portugal, Manuela Vaz. Propósito, governance e confiança são palavras-chave de uma agenda de mudança, que, nas palavras do economista Carlos Tavares representam um compromisso para todos.