
O Governo decidiu aumentar o número de vagas no concurso para recrutar técnicos superiores do Estado, passando de 1000 para 1200, ou seja, mais 200 posições, avança o Público na edição desta terça-feira.
Ao jornal, Inês Ramires, secretária de Estado da Administração Pública, explicou que esta decisão surge na sequência de um processo de consulta aos serviços da Administração Central durante a preparação da Lei do Orçamento do Estado para 2024, no qual se identificou a necessidade de reforçar as áreas jurídica, económica, financeira, logística e de planeamento, controlo e avaliação de políticas públicas.
A seleção e recrutamento dos técnicos superiores será conduzida por um concurso centralizado liderado pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), com o objetivo de formar uma reserva de recrutamento. A listagem das vagas e dos serviços correspondentes será publicada antes do término do mandato do atual governo, permitindo que os novos funcionários possam integrar os serviços públicos na segunda metade do ano.